Fórum Estadual de Alagoas

  • Noticias

  • Agenda

  • Biblioteca

  • Contato

Notícia

14/06/2017 14:09:47 - Atualizado em 14/06/2017 14:09:48


TRT de Alagoas realiza audiência sobre lei da aprendizagem

O evento faz parte da 2ª Semana Nacional de Aprendizagem

O Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL) realizará no dia 14 de junho, às 14h, em sua sede, audiência pública para tratar do cumprimento da legislação sobre aprendizagem profissional, que assegura o direito fundamental à profissionalização de jovens adolescentes. 

O evento faz parte da 2ª Semana Nacional de Aprendizagem, promovida pelo Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério do Trabalho. 

Na edição deste ano, a audiência também contará com a participação da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude do Estado de Alagoas, órgão do Tribunal de Justiça do Estado com atribuição promover a articulação da Justiça da Infância e da Juventude com outros órgãos governamentais e não-governamentais.

Além de conscientizar empresas sobre a importância da contratação de jovens conforme a Lei n. 10.097/2000, a audiência tem o objetivo orientar os empresários acerca do dever legal e social de oferecer a aprendizagem, como forma de prevenir futuras ações judiciais e garantir emprego digno e informar sobre os projetos existentes no Estado de Alagoas para inserção desses trabalhadores nas empresas. Outro objetivo é estabelecer estratégias e mecanismos para o cumprimento da quota de aprendizagem pelas empresas que desenvolvem atividade econômica na localidade.

Em Alagoas, os preparativos para a realização da audiência pública começaram no início de maio. O presidente do TRT/AL, desembargador Pedro Inácio da Silva, reuniu em seu gabinete as procuradoras do Ministério Público do Trabalho, Virgínia Gonçalves e Adir de Abreu, a juíza do Trabalho Kassandra Carvalho e Lima, gestora Regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem; a secretária-geral da Presidência do TRT/AL, Marta Suseni Lisboa; e o auditor fiscal do Trabalho Leandro Carvalho, para definir data e o formato da audiência.

Segundo o Edital de Audiência Pública publicado no dia 10 de maio, a audiência é aberta à participação de quaisquer interessados, em especial empresas privadas ou públicas, entidades do Sistema S, de formação profissionalizante, organizações governamentais e não governamentais, entidades sindicais e demais órgãos integrantes da rede de proteção da criança e do adolescente, fóruns, comitês, comissões, órgãos colegiados que atuem no combate ao trabalho infantil e profissionalização de jovens e adolescentes. 

Certificação - No ano passado, durante a 1ª Semana de Aprendizagem, o TRT/AL entregou a 24 empresas certificados de distinção por terem cumprido o dever legal e social de oferecer, por meio de quotas de aprendizagem, a contratação de jovens conforme a Lei nº 10.097/2000. 

Na edição desse ano, também haverá certificação das empresas cumpridoras da Lei de Aprendizagem, selecionadas com base em levantamento feito pela Superintendência Regional de Trabalho e Emprego (SRTE).


Deixe seu comentário

Login

Comentários (0)

Destaques

Governo paralisa combate a trabalho infantil e escravo

Recursos acabaram na semana passada; entidades de defesa de direitos pedem audiência com ministro do Trabalho

Igreja é condenada a pagar R$ 100 mil a jovem por exploração de trabalho infantil durante 3 anos

Jovem trabalhava das 7h às 23h entre 2012 e 2015 em igreja em João Pessoa

Produção acadêmica contribui para enfrentar o trabalho infantil

Conheça trabalhos realizados por pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba sobre inserção precoce no trabalho

Governo veta prioridade para metas do PNE no orçamento de 2018

Para FNPETI, decisão compromete a redução do trabalho infantil e agrava exclusão escolar