Fórum Estadual de Alagoas

  • Noticias

  • Agenda

  • Biblioteca

  • Contato

Notícia

11/01/2018 22:43:41 - Atualizado em 15/01/2018 12:11:27


Combate ao trabalho infantil na orla vai ser intensificado

Os trabalhos têm início a partir do próximo domingo (14), das 9h às 14h.

Os meses de dezembro, janeiro e fevereiro são caracterizados pelo aumento do número de crianças e adolescentes envolvidos com o trabalho infantil, em decoda alta temporada em Maceió. Com o objetivo de afastá-las do trabalho infantil ou de qualquer outra situação de vulnerabilidade social, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) vai intensificar o enfrentamento a esta prática a partir deste final de semana, com atividades lúdicas, esportivas e culturais em locais estratégicos da orla da capital alagoana.

A Coordenação Geral de Enfrentamento ao Trabalho Infantil da Semas levará, por meio do Peti Volante, atividades voltadas para crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, entre 5 e 14 anos, nas quadras de areia das praias de Pajuçara e Jatiúca. Os trabalhos têm início a partir do próximo domingo (14), das 9h às 14h.

Segundo a coordenadora de Enfrentamento ao Trabalho Infantil da Semas, Liranise Alves, no verão do ano passado foi possível identificar, com as ações do Peti Volante, 50 crianças e adolescentes trabalhadores. “Todos estes casos foram encaminhados ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), para que as famílias fossem acompanhadas”, disse.

A proposta deste ano é ofertar o atendimento da Assistência Social enquanto os pais destas crianças estão trabalhando na orla e, assim, poder conscientizar e acompanhar esses jovens em situação de trabalho infantil, encaminhando-os para os serviços da Prefeitura de Maceió e garantindo seus direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “Nós temos serviços como o de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que proporciona, no contraturno escolar, lições de cidadania, direitos e acesso à cultura, esporte e lazer. Queremos que estes pais conheçam um pouco mais destes serviços ofertados nos Cras para conseguirmos diminuir as desigualdades sociais em Maceió e contribuir para um futuro diferente destas crianças”, reforçou a secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha.

A ação conta com a participação de profissionais do Serviço de Convivência, Abordagem Social e Peti e vai acontecer durante quatro domingos (21 e 28 de janeiro, e 04 de fevereiro), simultaneamente nas praias de Pajuçara  e Jatiúca, das 9h às 14h.

 

Fonte: Ascom Semas


Deixe seu comentário

Login

Comentários (0)

Destaques

PB: 62% das meninas socioeducandas eram trabalhadoras infantis

Pesquisa foi desenvolvida por uma das cinco socioeducandas que são bolsistas do PIBC

Ativistas da Iniciativa 100 Milhões por 100 Milhões manifestam-se sobre ataque à Síria

Em textos, ativistas conclamam às nações que busquem o retorno da paz à Síria por meio de caminhos legítimos

Brasil é líder no ranking de violência contra a criança na América Latina

Pesquisa da Visão Mundial avaliou a percepção da sociedade sobre a violência contra crianças e adolescentes

Organizações reativam Fórum do DF

Coletivo da Cidade e FNPETI articularam reunião. Próximo encontro será no final de abril