Fórum Estadual de Alagoas

  • Noticias

  • Agenda

  • Biblioteca

  • Contato

Notícia

11/01/2018 22:43:41 - Atualizado em 15/01/2018 12:11:27


Combate ao trabalho infantil na orla vai ser intensificado

Os trabalhos têm início a partir do próximo domingo (14), das 9h às 14h.

Os meses de dezembro, janeiro e fevereiro são caracterizados pelo aumento do número de crianças e adolescentes envolvidos com o trabalho infantil, em decoda alta temporada em Maceió. Com o objetivo de afastá-las do trabalho infantil ou de qualquer outra situação de vulnerabilidade social, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) vai intensificar o enfrentamento a esta prática a partir deste final de semana, com atividades lúdicas, esportivas e culturais em locais estratégicos da orla da capital alagoana.

A Coordenação Geral de Enfrentamento ao Trabalho Infantil da Semas levará, por meio do Peti Volante, atividades voltadas para crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, entre 5 e 14 anos, nas quadras de areia das praias de Pajuçara e Jatiúca. Os trabalhos têm início a partir do próximo domingo (14), das 9h às 14h.

Segundo a coordenadora de Enfrentamento ao Trabalho Infantil da Semas, Liranise Alves, no verão do ano passado foi possível identificar, com as ações do Peti Volante, 50 crianças e adolescentes trabalhadores. “Todos estes casos foram encaminhados ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), para que as famílias fossem acompanhadas”, disse.

A proposta deste ano é ofertar o atendimento da Assistência Social enquanto os pais destas crianças estão trabalhando na orla e, assim, poder conscientizar e acompanhar esses jovens em situação de trabalho infantil, encaminhando-os para os serviços da Prefeitura de Maceió e garantindo seus direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “Nós temos serviços como o de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que proporciona, no contraturno escolar, lições de cidadania, direitos e acesso à cultura, esporte e lazer. Queremos que estes pais conheçam um pouco mais destes serviços ofertados nos Cras para conseguirmos diminuir as desigualdades sociais em Maceió e contribuir para um futuro diferente destas crianças”, reforçou a secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha.

A ação conta com a participação de profissionais do Serviço de Convivência, Abordagem Social e Peti e vai acontecer durante quatro domingos (21 e 28 de janeiro, e 04 de fevereiro), simultaneamente nas praias de Pajuçara  e Jatiúca, das 9h às 14h.

 

Fonte: Ascom Semas


Deixe seu comentário

Login

Comentários (0)

Destaques

SINAIT comemora 30 anos de existência com seminário

“Seminário Internacional 30 anos da Constituição Cidadã e um ano da Reforma Trabalhista” reúne especialistas em Brasília

Aberta a votação do Eleitor Mirim, onde criança também tem voz!

Programa é realizado em anos eleitorais, com a contribuição de professores

FNPETI participa da cerimônia de posse do Comitê de adolescentes do CDCA

Mais de 30 adolescentes tomaram posse no Conselho do DF

FNPETI participa de roda de conversa com adolescentes e jovens do Programa Primeiro Passo

A importância do voto no exercício da cidadania e o papel dos políticos foram os temas da conversa