Fórum Estadual de Alagoas

  • Noticias

  • Agenda

  • Biblioteca

  • Contato

Notícia

10/04/2018 09:40:41 - Atualizado em 10/04/2018 09:40:42


PETI Volante publica relatório de atividades

Documento traça perfil de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil em Maceió em 2017

O Projeto PETI Volante publicou relatório de atividades de 2017, com informações sobre o perfil de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil em Maceió, capital de Alagoas.
 
Em execução desde o início de 2016, o PETI Volante tem como objetico identificar casos de trabalho infantil e encaminhá-los à rede de proteção à infância e adolescência com o intuito de acompanhar a família, colaborando com esta para a superação da situação de violação de direito e consequente retirada da criança e do adolescente das ruas em busca de recursos financeiros. 
 
Em 2017 foram realizadas dez ações do PETI volante nos seguintes pontos: orla marítima Pajuçara, orla marítima Jatiúca, orla marítima Guaxuma, orla marítima Mirante da Sereia, centro de Maceió, sinal Makro/Tupan, sinal do Shopping Pátio, sinal da Rodoviária Interestadual, Expoagro e cemitérios públicos de Maceió. Os locais foram selecionados a partir da observação (realizadas pelas equipes da SEMAS –Abordagem Social e PETI, bem como por outros atores da rede) do grande número de crianças e adolescentes desempenhando atividades laborais nesses espaços.
 
Ao todo, foram 82 identificações, sendo seis delas de crianças e adolescentes de outros municípios alagoanos, um de outro estado e 75 que residem em Maceió. 
 
Entre os avanços na execução desse projeto, destacam-se o aperfeiçoamento da Ficha de Identificação que possibilita a coleta de dados mais amplos a respeito da situação familiar (acesso a benefício social e trabalho) e investiga detalhes da atividade desempenhada pela criança ou adolescente, tal como se há ou não empregador e a renda alcançada com a execução do trabalho. Além disso, a realização das atividades tem dado condições de aproximação com a realidade vivenciada pelo público ora tratado e suas famílias, induzindo a reflexões de estratégias de enfrentamento das dificuldades enfrentadas pelas comunidades e gerando propostas de evolução da política pública no atendimento às necessidades dos munícipes. 
 


Deixe seu comentário

Login

Comentários (0)

Destaques

MPT oferece curso sobre combate ao trabalho infantil para conselheiros tutelares

As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 15 de março. O curso é a distancia e começa no dia 1º de abril.

Mais de 1,8 mil crianças e adolescentes foram retiradas do trabalho infantil em 2018

Muitos estavam trabalhando em lava a jatos, oficinas mecânicas e borracharias e no comércio de bebidas alcoólicas. Os dados são da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT).

Procuradora diz que jovens atletas são tratados como "commodities"

Rede pró-infância e juventude critica mercantilização de base

Juiz da Infância alerta sobre a proibição do trabalho infantil no carnaval de Salvador

O juiz Walter Ribeiro, da 1ª Vara da Infância e Juventude de Salvador, publicou portaria estabelecendo parâmetros protetivos para que crianças e adolescentes participem das festas de carnaval.