Fórum Estadual de Alagoas

  • Noticias

  • Agenda

  • Biblioteca

  • Contato

Notícia

19/02/2019 07:04:24 - Atualizado em 19/02/2019 07:04:36


Secretaria de Assistência Social do Trabalho e da Mulher lança Campanha “No Verão, Trabalho Infantil Não”

lançamento foi na Orla do Pontal de Coruripe

A Secretaria de Assistência Social do Trabalho e da Mulher lançou na Orla do Pontal no último sábado (09), a Campanha “No Verão, Trabalho Infantil Não”. A ação teve como objetivo sensibilizar nativos e turistas sobre a importância de combater o trabalho infantil.

O evento contou com panfletagem na areia, entrega de sacos de lixo para os frequentadores da praia e garrafinhas com a temática da campanha, além de atividades lúdicas com as crianças da Escola Francisco Amálio Maria.

“Essa é uma campanha muito importante como ferramenta de sensibilização sobre a temática. Temos o dever de lutar contra o trabalho infantil e com ações, como essa tornar essa prática cada dia mais escassa”, completou a secretária de Assistência Social, do Trabalho e da Mulher, Verônica Rocha.

A campanha acontecerá também nas outras praias e nas feiras livres do município.

A Constituição Brasileira (Artigo 7, inciso XXXIII) determina a “proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos”. A única exceção é dada aos aprendizes, que podem trabalhar a partir dos 14 anos.

A aprendizagem está presente no ECA e é regulamentada pela lei nº 10.097 de 2000. A contratação nessa modalidade implica em carga horária reduzida, inscrição em curso de ensino técnico e atividades específicas que não sejam prejudiciais ao desenvolvimento do adolescente e não interfiram nos estudos regulares.

Fonte: Coruirpe


Deixe seu comentário

Login

Comentários (0)

Destaques

Precisamos enfrentar a violência sexual contra crianças e adolescentes

Em artigo, Karina A. Figueiredo, assistente social, fala da realidade de meninas e meninos que sofrem com essa grave violação de direitos no Brasil e no mundo

Semana de Ação Mundial deve mobilizar mais de 190 mil pessoas na defesa do Plano Nacional de Educação

Campanha mobiliza milhares de pessoas para exigir a garantia do direito à educação

Prêmio MPT na Escola aborda trabalho infantil na rede pública de ensino

A iniciativa vai premiar trabalhos produzidos por alunos das escolas que participam do Projeto MPT na Escola.

Trabalho Infantil doméstico: vergonhosa chaga social

Em artigo, Maria Zuíla Lima Dutra, desembargadora do Trabalho do TRT da 8ª Região, fala da invisibilidade do trabalho de meninas em casas de famílias em todo o país.