Fórum Estadual da Bahia

  • Noticias

  • Agenda

  • Biblioteca

  • Contato

Notícia

27/03/2018 11:40:46 - Atualizado em 27/03/2018 11:40:47


Jovens promovem mostras de comunicação em bairros periféricos de Salvador

Mostras acontecem nos dias 27 e 28/03, nos bairros do Beiru, Boqueirão, Plataforma e Fazenda Coutos

Os cotidianos de comunidades periféricas de Salvador traduzidos a partir do olhar de seus jovens moradores. Esta é a tônica das peças de comunicação que serão lançadas nos dias 27 e 28 de março (terça e quarta-feira), nos bairros do Arenoso/Beiru, Boqueirão/Nordeste de Amaralina, Plataforma e Fazenda Coutos. Vídeos, fotografias, mostras de áudio e de cartazes integram a coletânea, que passeia por temas diversos como redução de riscos e danos, saúde, cultura e sexualidade. 
 
A comunidade do Arenoso/Beiru conhecerá a produção de seus jovens no dia 27 de março (terça-feira), quando será lançado o vídeo “A Realidade do Arenoso”. O evento acontece às 15h, no Colégio Estadual Norma Ribeiro (Travessa Gilberto Bastos, nº 1, Arenoso). O programa traz entrevistas com moradores locais sobre temas como arte, cultura, futebol e capoeira. A proposta é dar visibilidade às iniciativas desenvolvidas no bairro, conferindo destaque às demandas da juventude local quando o assunto é o acesso aos direitos. “A ideia é mostrar o que o bairro oferece hoje como alternativas para seus jovens e o que ainda precisa ser garantido a esses garotos e garotas”, explica Emilae Sena, educadora da CIPÓ – Comunicação Interativa.
 
Também no dia 27 de março, o bairro do Boqueirão, situado na Região do Nordeste de Amaralina, recebe a mostra fotográfica “O Reflexo do Boqueirão”. A exposição acontece na Associação de Moradores Nova República (Rua 26 de Abril, Santa Cruz), às 14h. Nas fotografias, que serão expostas nos muros da comunidade, jovens mostram o cotidiano local a partir da abordagem de temas como homossexualidade, drogas lícitas e não lícitas.
 
Já a turma de jovens de Plataforma preparou uma instalação artística para expor os cartazes produzidos a partir de técnicas de arte urbana. A mostra acontece também no dia 27 de março, das 14h às 17h, na Associação de Moradores de Plataforma (AMPLA). Os cartazes têm a proposta de sensibilizar a população local para a prevenção de doenças e para o uso consciente de drogas, tendo como ponto de partida a perspectiva da redução de riscos e danos. As/os jovens produtores da mostra farão ainda uma intervenção nas ruas do entorno da Praça São Braz, para convidar moradores e comerciantes a visitarem a exposição.
 
Na quarta-feira (28/03), a comunidade de Fazenda Coutos recebe a mostra itinerante de áudio “Tá no ar Favela FC”. Das 14h às 16h, um carrinho com equipamento de som desfilará pelas ruas do bairro reproduzindo matérias construídas por jovens moradoras/es da comunidade sobre temas diversificados. Os produtos de áudio falam sobre cuidados com a saúde, redução de riscos e danos, além de trazer histórias sobre a fundação do bairro.
 
Programa Corra pro Abraço
 
As peças de comunicação são resultados das formações nas linguagens de vídeo, rádio, fotografia e design, oferecidas no âmbito do Programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). Em Salvador, as ações com jovens sãorealizadas pela CIPÓ – Comunicação Interativa.
 
Esta é a terceira série de mostras de comunicação promovidas pelas/os participantes do Programa. “Durante as formações, as/os jovens são estimuladas/os a pensarem sobre as diversas questões que lhes tocam, relacionando-as com o contexto local de suas comunidades e com debates sobre a garantia de direitos”, explica Leandro Vilas, coordenador da CIPÓ responsável pelas ações do Corra pro Abraço Juventude na capital baiana.
 
Participam da iniciativa garotos e garotas com idades entre 15 e 29 anos, que vivem em contextos de vulnerabilidade social. Além das formações em educomunicação, o Programa oferece atividades de desenvolvimento pessoal e social, com enfoque nas áreas de identidade, gênero, raça, pertencimento, autoestima, planejamento de vida e redução de riscos e danos.
 
 
SERVIÇO:
 
O quê? Mostra de vídeo “A Realidade do Arenoso”.
Quando? 27 de março (terça-feira), às 15h.
Onde? Colégio Estadual Norma Ribeiro - antigo Colégio Estadual Antônio Sérgio Carneiro (Travessa Gilberto Bastos, nº 1, Arenoso).
 
O quê? Mostra fotográfica “O Reflexo do Boqueirão”.
Quando? 27 de março (terça-feira), às 14h.
Onde? Associação de Moradores Nova República (Rua 26 de Abril, Santa Cruz, Nordeste de Amaralina).
 
O quê? Mostra de design “Tá na Mente”.
Quando? 27 de março (terça-feira), das 14h às 17h.
Onde? Associação de Moradores de Plataforma (AMPLA) e ruas do entorno da Praça São Braz.
 
 
O quê? Mostra itinerante de áudio “Tá no Ar Favela FC”.
Quando? 28 de março (quarta-feira), das 14h às 16h.
Onde? Ruas do bairro Fazenda Coutos III | Partida: Associação de Capoeira Nativos (R. Almeida Junior, nº 59, Fazenda Coutos).
 
 
MAIS INFORMAÇÕES:
 
- Milena Oliveira
Comunicadora | CIPÓ – Comunicação Interativa
Tel.: (71 3503-4477 / 98803-9883 / 99128-4423)
 
- Leandro Vilas Verde
Coordenador do Corra pro Abraço Juventude em Salvador | CIPÓ – Comunicação Interativa
Tel.: (71 3503-4477 / 98187-3769)
                                  
- Trícia Calmon
Coordenadora Geral do Programa Corra pro Abraço
Tel.: (71 3493-3004/71-99207-6975) - Contatos Ascom Corra pro Abraço
 
- Denise Tourinho
Superintendente de Políticas sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis (SUPRAD) |Responsável pela gestão do Programa Corra pro Abraço na Bahia, por meio da SJDHDS.
Tel.:  (71 3493-3004/71-99207-6975) - Contatos Ascom Corra pro Abraço 
 


Deixe seu comentário

Login

Comentários (0)

Destaques

SINAIT comemora 30 anos de existência com seminário

“Seminário Internacional 30 anos da Constituição Cidadã e um ano da Reforma Trabalhista” reúne especialistas em Brasília

Aberta a votação do Eleitor Mirim, onde criança também tem voz!

Programa é realizado em anos eleitorais, com a contribuição de professores

FNPETI participa da cerimônia de posse do Comitê de adolescentes do CDCA

Mais de 30 adolescentes tomaram posse no Conselho do DF

FNPETI participa de roda de conversa com adolescentes e jovens do Programa Primeiro Passo

A importância do voto no exercício da cidadania e o papel dos políticos foram os temas da conversa