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Dissertação de Mestrado: Trabalho infantil esportivo e artístico: o sentido a partir da vivência

O trabalho infantil esportivo e artístico por vezes não é considerado como tal e em detrimento da fama não se visualizam os danos ao desenvolvimento. Ressalta-se assim a relevância social e teórica dessa dissertação. Tendo como objetivo geral: analisar o sentido de trabalho infantil esportivo e artístico na perspectiva de quem vivencia ou já vivenciou estas atividades laborais e as implicações das mesmas. E como objetivos específicos: caracterizar o perfil biossociodemográfico das crianças/adolescentes e adultos que vivenciam/vivenciaram essas formas de trabalho infantil, as implicações do trabalho infantil esportivo e artístico para quem vivencia ou quem vivenciou; analisar a vivência no trabalho infantil esportivo e artístico; a relação entre condição de vida e trabalho infantil; identificar o significado de trabalhar em um ambiente que envolve fama e ascensão financeira; e o projeto de vida das crianças/adolescentes e adultos na época em que trabalhavam. Adota-se como abordagem a Teoria Histórico-Cultural de Vygotski, especificamente as categorias sentido, significado, vivência e projeto de vida. Participaram da pesquisa crianças/adolescentes e adultos que vivenciam ou vivenciaram o trabalho infantil esportivo ou artístico. Para determinar o tamanho da amostra foi utilizado o critério de saturação. Utilizou-se como instrumento a entrevista semiestruturada e para a análise dos dados o mapa de associação de ideias. Entrevistou-se 19 pessoas, sendo doze do sexo masculino e sete do sexo feminino. As idades em que ingressaram na carreira variaram entre 4 e 16 anos. Destacam-se como implicações adultização precoce, lesões, prejuízos no rendimento escolar e na vida social. No que se refere ao sentido da atividade os artistas concebem como trabalho, os atletas caracterizam como lazer. Faz-se necessário compreender o limiar que separa a atividade que é benéfica para o desenvolvimento e o que é exploração de criança e adolescente.

Autor(a): Kássia Kiss Grangeiro Belém - UFPB

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