Fórum Estadual do Ceará

  • Noticias

  • Agenda

  • Biblioteca

  • Contato

Notícia

16/06/2016 09:32:27 - Atualizado em 16/06/2016 09:32:27


Alunos das EMEFs de Itu realizam ações de combate ao trabalho infantil

Estudantes participaram de atividades propostas pelo PETECA.

Os alunos das EMEFs "Profª Carolina de Moraes Macedo", "Padre Bento" e "Profª Aparecida Beatriz Cristofoletti Pionti" participam de atividades propostas pelo Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (PETECA).
 
O PETECA faz parte do Projeto do Ministério Público do Trabalho (MPT) na Escola, lançado em 2012, com a finalidade de conscientizar a sociedade quanto à urgência da erradicação do trabalho infantil e assegurar a proteção ao trabalho do adolescente.
 
O Projeto consiste num conjunto de ações voltadas à realização de debates sobre temas relativos aos direitos das crianças e do adolescente, e a erradicação do trabalho infantil e proteção ao trabalhador adolescente.
 
Os estudantes também se preparam para concorrer ao Prêmio MPT na Escola, que acontece no segundo semestre deste ano, e consiste na seleção e premiação dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos nas escolas.
 
Para participarem da premiação, os alunos utilizam materiais e cartilhas fornecidas pelo projeto, na busca da conscientização sobre os malefícios e mitos do trabalho infantil, rompendo barreiras culturais de permissibilidade, capacitando e sensibilizando a cerca dos direitos da criança, e divulgando o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
 
Foram desenvolvidas atividades em sala de aula, através da confecção de cartazes, desenhos, peças teatrais, debates em grupos, leituras individuais, dentre outras ações sobre o tema. O assunto também foi trabalhado com a participação da comunidade local, pais e familiares dos alunos, mostrando a importância do combate e erradicação do trabalho infantil e da preservação dos direitos da criança e do adolescente, em nossa sociedade.
 
Neste ano, além de Itu, também participam do prêmio os municípios de Americana, Atibaia, Campinas, Hortolândia, Indaiatuba, Limeira, Mogi Guaçu, Piracicaba, Santa Bárbara D'Oeste e Sumaré.
 
Vale destacar que estas atividades fazem parte de um acordo firmado entre a Prefeitura de Itu, através da Secretaria Municipal de Educação e o Ministério Público do Trabalho, são desenvolvidas ao longo do ano, em todas as escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal. 

Fonte: itu.com.br


Deixe seu comentário

Login

Comentários (0)

Destaques

Cabe à Justiça do Trabalho autorizar artistas mirins, defendem juízes

Ação da Abert no STF que questiona competência da Justiça do Trabalho pode resultar em retrocesso

Fundação Abrinq divulga panorama da infância

Estudo reúne dados sobre a situação da infância e adolescência no Brasil, com informações sobre trabalho infantil

Exploração sexual é recorrente em embarcações da Amazônia

Em entrevista à Rádio Nacional, juíza paraense premiada pelo CNJ lembra que luta contra esse crime precisa envolver toda a sociedade

Câmara aprova PL de Escuta Protegida para crianças vítimas de violência

O projeto também prevê que um profissional qualificado participe da conversa