Fórum Estadual do Ceará

  • Noticias

  • Agenda

  • Biblioteca

  • Contato

Notícia

16/06/2016 09:32:27 - Atualizado em 16/06/2016 09:32:27


Alunos das EMEFs de Itu realizam ações de combate ao trabalho infantil

Estudantes participaram de atividades propostas pelo PETECA.

Os alunos das EMEFs "Profª Carolina de Moraes Macedo", "Padre Bento" e "Profª Aparecida Beatriz Cristofoletti Pionti" participam de atividades propostas pelo Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (PETECA).
 
O PETECA faz parte do Projeto do Ministério Público do Trabalho (MPT) na Escola, lançado em 2012, com a finalidade de conscientizar a sociedade quanto à urgência da erradicação do trabalho infantil e assegurar a proteção ao trabalho do adolescente.
 
O Projeto consiste num conjunto de ações voltadas à realização de debates sobre temas relativos aos direitos das crianças e do adolescente, e a erradicação do trabalho infantil e proteção ao trabalhador adolescente.
 
Os estudantes também se preparam para concorrer ao Prêmio MPT na Escola, que acontece no segundo semestre deste ano, e consiste na seleção e premiação dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos nas escolas.
 
Para participarem da premiação, os alunos utilizam materiais e cartilhas fornecidas pelo projeto, na busca da conscientização sobre os malefícios e mitos do trabalho infantil, rompendo barreiras culturais de permissibilidade, capacitando e sensibilizando a cerca dos direitos da criança, e divulgando o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
 
Foram desenvolvidas atividades em sala de aula, através da confecção de cartazes, desenhos, peças teatrais, debates em grupos, leituras individuais, dentre outras ações sobre o tema. O assunto também foi trabalhado com a participação da comunidade local, pais e familiares dos alunos, mostrando a importância do combate e erradicação do trabalho infantil e da preservação dos direitos da criança e do adolescente, em nossa sociedade.
 
Neste ano, além de Itu, também participam do prêmio os municípios de Americana, Atibaia, Campinas, Hortolândia, Indaiatuba, Limeira, Mogi Guaçu, Piracicaba, Santa Bárbara D'Oeste e Sumaré.
 
Vale destacar que estas atividades fazem parte de um acordo firmado entre a Prefeitura de Itu, através da Secretaria Municipal de Educação e o Ministério Público do Trabalho, são desenvolvidas ao longo do ano, em todas as escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal. 

Fonte: itu.com.br


Deixe seu comentário

Login

Comentários (0)

Destaques

Adolescente de João Pessoa morre durante trabalho em pedreira

Vítima tinha 16 anos e caiu de uma altura de 20 metros; o trabalho em pedreiras é uma das piores formas de trabalho infantil

Adolescentes viajam por 10 estados para falar de participação cidadã

Confira o relato do integrante do Conapeti, Felipe Caetano, sobre o projeto que divulga a importância da manifestação jovem

Trabalho infantil: uma conversa que foi além da sala de aula

Débora Garofalo, professora de São Paulo, conta à revista Nova Escola como motivou alunos a combater a evasão escolar

AP: Escritora produz livro sobre trabalho infantil na Amazônia

Publicação infantojuvenil 'Pescadores de Sonhos' foi impresso com o auxílio do MPT