Fórum Estadual do Distrito Federal

  • Noticias

  • Agenda

  • Biblioteca

  • Contato

Notícia

14/09/2016 15:51:30 - Atualizado em 27/09/2016 10:28:15


Programa de rádio feito por adolescentes vai ao ar dia 24

Meninas em cumprimento de medida socioeducativa abordam em três edições do programa assuntos relacionados ao dia a dia delas

Meninas que cumprem medida socioeducativa de privação de liberdade na Unidade de Internação de Santa Maria (UISM), no Distrito Federal, tiveram uma oportunidade marcante na vida delas: produzir integralmente programas de rádio. E o resultado dessa iniciativa vai ao ar no próximo sábado, dia 24 de setembro, a partir das 12h, pela Rádio Nacional de Brasília AM (980 KHz).

 
Por meio do projeto Adolescentes Protagonistas, iniciativa do Inesc com o patrocínio da Petrobras, as meninas puderam falar sobre vários assuntos que envolvem o dia a dia delas, como a falta de acompanhamento após a sentença, direitos violados na infância e na adolescência, sobre a internação em si e também sobre as expectativas com relação ao futuro fora da unidade.
 
Para a entrevista elas escolheram conversar com a Dra. Lavínia Tupy, juíza da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). Foi um momento importante no qual elas puderam compreender melhor sobre como são estabelecidas as sentenças no sistema socioeducativo.
 
Mas como não é só de falatório que se faz um programa de rádio, entre o conteúdo elaborado pelas meninas também tem espaço para a música, em especial o rap, ritmo bastante apreciado por elas e que casa totalmente com a proposta do programa Ação Periferia, uma parceria da Rede Urbana de Ações Socioculturais (R.U.A.S) com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), espaço onde os conteúdos elaborados pelas meninas serão veiculados.
 
O material produzido pelas meninas rendeu três edições do Ação Periferia. O primeiro programa foi ao ar no dia 10 deste mês. Os outros dois serão veiculados em sequência, nos dias 17 e 24 de setembro de 2016, sempre ao meio-dia.
 
 Como ouvir

O Ação Periferia vai ao ar pela Rádio Nacional de Brasília AM (980 KHz) aos sábados, a partir do meio-dia.

 A emissora pode ser sintonizada por um aparelho de rádio ou ouvida em tempo real por meio da internet. Para acessar online, basta acessar o site da EBC (www.ebc.com.br), clicar em “Rádios” no menu disponível no topo da página. Em “Rádios”, clicar no quarto item que aparece disponível: Nacional Brasília AM. 

Agenda

O quê: Edições do programa Ação Periferia elaboradas por adolescentes que cumprem medida socioeducativa de privação de liberdade na UISM
Quando: dias 10, 17 e 24 de setembro de 2016.
Onde: Rádio Nacional de Brasília AM (980 KHz ou aqui)
Hora: 12h 

 

Fonte: Inesc


Deixe seu comentário

Login

Comentários (1)

Antônio Cardoso

20 de Setembro de 2016 às 12:50:16
Devemos acreditar sempre as que as pessoas são uma via de mão dupla. o que funciona para uns não funciona para outros. Por isso é fundamental gerar oportunidades, principalmente quando estão envolvidas crianças e adolescentes

Destaques

PB: 62% das meninas socioeducandas eram trabalhadoras infantis

Pesquisa foi desenvolvida por uma das cinco socioeducandas que são bolsistas do PIBC

Ativistas da Iniciativa 100 Milhões por 100 Milhões manifestam-se sobre ataque à Síria

Em textos, ativistas conclamam às nações que busquem o retorno da paz à Síria por meio de caminhos legítimos

Brasil é líder no ranking de violência contra a criança na América Latina

Pesquisa da Visão Mundial avaliou a percepção da sociedade sobre a violência contra crianças e adolescentes

Organizações reativam Fórum do DF

Coletivo da Cidade e FNPETI articularam reunião. Próximo encontro será no final de abril