Fórum Estadual do Distrito Federal

  • Noticias

  • Agenda

  • Biblioteca

  • Contato

Notícia

14/09/2016 15:51:30 - Atualizado em 27/09/2016 10:28:15


Programa de rádio feito por adolescentes vai ao ar dia 24

Meninas em cumprimento de medida socioeducativa abordam em três edições do programa assuntos relacionados ao dia a dia delas

Meninas que cumprem medida socioeducativa de privação de liberdade na Unidade de Internação de Santa Maria (UISM), no Distrito Federal, tiveram uma oportunidade marcante na vida delas: produzir integralmente programas de rádio. E o resultado dessa iniciativa vai ao ar no próximo sábado, dia 24 de setembro, a partir das 12h, pela Rádio Nacional de Brasília AM (980 KHz).

 
Por meio do projeto Adolescentes Protagonistas, iniciativa do Inesc com o patrocínio da Petrobras, as meninas puderam falar sobre vários assuntos que envolvem o dia a dia delas, como a falta de acompanhamento após a sentença, direitos violados na infância e na adolescência, sobre a internação em si e também sobre as expectativas com relação ao futuro fora da unidade.
 
Para a entrevista elas escolheram conversar com a Dra. Lavínia Tupy, juíza da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). Foi um momento importante no qual elas puderam compreender melhor sobre como são estabelecidas as sentenças no sistema socioeducativo.
 
Mas como não é só de falatório que se faz um programa de rádio, entre o conteúdo elaborado pelas meninas também tem espaço para a música, em especial o rap, ritmo bastante apreciado por elas e que casa totalmente com a proposta do programa Ação Periferia, uma parceria da Rede Urbana de Ações Socioculturais (R.U.A.S) com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), espaço onde os conteúdos elaborados pelas meninas serão veiculados.
 
O material produzido pelas meninas rendeu três edições do Ação Periferia. O primeiro programa foi ao ar no dia 10 deste mês. Os outros dois serão veiculados em sequência, nos dias 17 e 24 de setembro de 2016, sempre ao meio-dia.
 
 Como ouvir

O Ação Periferia vai ao ar pela Rádio Nacional de Brasília AM (980 KHz) aos sábados, a partir do meio-dia.

 A emissora pode ser sintonizada por um aparelho de rádio ou ouvida em tempo real por meio da internet. Para acessar online, basta acessar o site da EBC (www.ebc.com.br), clicar em “Rádios” no menu disponível no topo da página. Em “Rádios”, clicar no quarto item que aparece disponível: Nacional Brasília AM. 

Agenda

O quê: Edições do programa Ação Periferia elaboradas por adolescentes que cumprem medida socioeducativa de privação de liberdade na UISM
Quando: dias 10, 17 e 24 de setembro de 2016.
Onde: Rádio Nacional de Brasília AM (980 KHz ou aqui)
Hora: 12h 

 

Fonte: Inesc


Deixe seu comentário

Login

Comentários (1)

Antônio Cardoso

20 de Setembro de 2016 às 12:50:16
Devemos acreditar sempre as que as pessoas são uma via de mão dupla. o que funciona para uns não funciona para outros. Por isso é fundamental gerar oportunidades, principalmente quando estão envolvidas crianças e adolescentes

Destaques

Crianças imigrantes vivem em condições aterrorizantes, diz órgão europeu

Expostas a abusos sexuais e trabalho forçado, elas não têm acesso à educação ou saúde

Cabe à Justiça do Trabalho autorizar artistas mirins, defendem juízes

Ação da Abert no STF que questiona competência da Justiça do Trabalho pode resultar em retrocesso

Fundação Abrinq divulga panorama da infância

Estudo reúne dados sobre a situação da infância e adolescência no Brasil, com informações sobre trabalho infantil

Exploração sexual é recorrente em embarcações da Amazônia

Em entrevista à Rádio Nacional, juíza paraense premiada pelo CNJ lembra que luta contra esse crime precisa envolver toda a sociedade