Notícia

23/01/2017 20:11:01 - Atualizado em 24/01/2017 13:48:36


Criança em situação de trabalho infantil morre soterrada

Tragédia aconteceu em Sousa, na Paraíba. Menino de 12 anos pegava areia para vender quando um barreiro deslizou

Foto: mapio.net

Um menino de 12 anos morreu soterrado em Sousa, na Paraíba. A criança e o irmão pegavam areia para vender, quando o barreiro deslizou enquanto eles o escavavam.

A extração de areia é uma das piores formas de trabalho infantil, de acordo com o Decreto 6.481/2008. Por expor crianças e adolescentes a graves riscos à saúde e ao desenvolvimento, a atividade é proibida para pessoas com menos de 18 anos.

Mortes e acidentes – O trabalho infantil, sobretudo nas piores formas, pode causar sérias lesões e até causar a morte. Entre 2007 e setembro de 2016, houve mais de 22.220 acidentes graves envolvendo crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil. Do total, 152 aconteceram na Paraíba. No mesmo período, 199 crianças e adolescentes morreram em acidentes de trabalho.

Na avaliação da secretária executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), Isa Oliveira, é inaceitável que crianças e adolescentes continuem trabalhando em atividades que ponham em risco a segurança, o pleno desenvolvimento e até a vida.

“Essa tragédia mostra o descaso dos gestores municipais, que têm a responsabilidade institucional de assegurar todos os direitos fundamentais das crianças e adolescentes e suas famílias”, ressalta.

Isa ressalta que “o poder público, a fiscalização do trabalho, a assistência social e toda a rede de proteção da criança e do adolescente devem ser acionados e atuarem para que casos como esse não se repitam”, declara.

A polícia civil investigará o caso, de acordo com a imprensa local. 

Fonte: PB Agora


Deixe seu comentário

Login

Comentários (0)

Destaques

Reportagem expõe trabalho escravo em confecções

Programa flagrou mais de 22 fábricas clandestinas explorando trabalhadores em SP

Conheça os vencedores do Prêmio MPT na Escola

Cerimônia aconteceu em Brasília e reuniu premiados em diversas categorias, como pintura, música e teatro

Cláudia Costin: "A educação no Brasil não ensina a pensar"

Coordenadora do Centro de Inovação em Políticas Educacionais afirma que, em educação, o Brasil está estagnado em um patamar ruim

Criança em situação de trabalho infantil morre soterrada

Tragédia aconteceu em Sousa, na Paraíba. Menino de 12 anos pegava areia para vender quando um barreiro deslizou