Notícia

14/02/2017 15:33:30 - Atualizado em 14/02/2017 15:40:41


Conheça os vencedores do Prêmio MPT na Escola

Cerimônia aconteceu em Brasília e reuniu premiados em diversas categorias, como pintura, música e teatro

Vencedor do prêmio na categoria Pintura/Blog MPT na Escola
 
A premiação do projeto MPT na Escola reuniu os vencedores na quinta-feira (9) em Brasília, na Sede da Procuradoria Geral do Trabalho. Saiba como foi o evento e confira, a seguir, as histórias das crianças e adolescentes que venceram em cada uma das seis categorias em 2016:
 
Esquete Teatral
 
Na cidade de Acarati (CE), há mais de 600 crianças trabalhando, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Por isso decidimos acompanhar o trabalho infantil mais de perto, buscando trazer as crianças para dentro da escola e conscientizando a sociedade”, diz o professor Marcelio Freitas, da Escola de Ensino Fundamental Antonieta Cals.
 
O resultado foi um sucesso, por meio da peça Antonieta no Mundo Do Peteca. Com orientação do educador Ítalo Barbosa Lima da Costa, o grupo já venceu cinco vezes a etapa regional do prêmio e duas a nacional, com apresentação de Adrian Bruno Costa Silva, Antônio Paulo da Silva Andrade Filho, Jhulia Bell da Silva Costa e Leonardo Bruno Zariano da Silva.
 
Pintura
 
Uma olaria vizinha à Escola Municipal de Ensino Fundamental Luís Gonçalves, em Beberibe (CE), era o principal posto de trabalho dos alunos. “Depois do projeto MPT na Escola, três alunos da minha sala pararam de trabalhar”, conta Isabela Gonçalves, de 15 anos.
 
A aluna e os colegas Rafael Santos Silva e Mariana de Souza Gonçalves, da mesma idade, venceram na categoria Pintura, com o quadro Constituição: Transformando a Tristeza em Sonhos – onde crianças se acomodam acima de um livro gigante da Constituição Federal Brasileira. A orientação foi da professora Adriana Souza dos Anjos.
 
Música
 
Na premiação, Igor Lopes, de 20 anos, e Emanoel Rodrigo, de 22, emocionaram a todos com o rap “Trabalho Precoce”. Eles fazem parte do projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Terto Venâncio.
 
Após entrarem em contato com o tema trabalho infantil por meio do MPT na Escola, com orientação da professora Lucineide da Costa Lima, os alunos abriram os olhos para a questão na cidade rural de Redenção (CE). “Começamos a reparar que muitos filhos vão com os pais para a roça e fizemos uma música para combater isso”, diz Igor.
 
Na canção, a dupla fala também sobre a importância da educação. “Quando você deixa a escola, você acha que suas metas são impossíveis, mas tudo começa a fazer sentido, quando você volta”, comemora Emanoel, que terminou o terceiro ano do Ensino Médio em 2016.
 
Curta-Metragem
 
A Escola Municipal Rural Maria Ana Ruso, em Ladário (MS), tem em seu currículo a aula de teatro. “Sempre improvisamos. Escolhemos um tema e criamos a partir dele”, conta a aluna Samela Caroline de Souza Cristaldo, de 13 anos.
 
Com esta experiência e com orientação da professora Ozeia de Lima Soares, a aluna criou um filme sobre trabalho infantil, com a participação de Oziro Júnior da Silva, Karine da Silva Dias, Rodrigo Gomes Votta e Luiz Otávio Coelho de Pinho. “Queremos formar multiplicadores. Independentemente do tema, queremos divulgar esta mensagem para a comunidade”, diz a professora Ozeia.
 
Poesia
 
Edilânea Costa Monteiro, de 13 anos, conta que via na televisão e até nos filmes crianças que trabalham. Quando a Escola de Educação Básica Professora Irene Nonato da Silva, de Quixeré (CE), começou a abordar o tema em sala de aula, ela se inspirou a escrever a poesia Trabalho não é para Criança, com orientação da professora Mikaelle Weendy Silva Costa. “Eu adoro escrever e gostei muito de entender mais sobre o assunto”, comemora a vencedora.

 

Fonte: Bruna Ribeiro, Chega de Trabalho Infantil


Deixe seu comentário

Login

Comentários (0)

Destaques

Brasil registra aumento de trabalho infantil entre crianças de 5 a 9 anos

Pesquisa mostra que o número de trabalhadores precoces corresponde a 5% da população que tem entre 5 e 17 anos no Brasil

Faça parte desta campanha!

Fóruns estaduais organizam diversas mobilizações em todo o país

Campanha 100 Milhões por 100 Milhões é lançada no Brasil

Mobilização global pelo fim do trabalho infantil e contra toda forma de exploração terá lançamento oficial em 12 de junho

Mais da metade dos alunos brasileiros não tem conhecimentos financeiros básicos

De acordo com OCDE, estudantes enfrentam dificuldades para gerir conta bancária ou cartão de débito, por exemplo