Notícia

10/10/2017 10:19:20 - Atualizado em 10/10/2017 10:19:21


Combate ao Trabalho Infantil é tema de Semana da Criança em Aparecida

Semana da Criança integra programação dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora

 
A comemoração dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida tem, em sua programação, ações de conscientização sobre os malefícios do trabalho infantil. Trata-se da Semana da Criança, entre os dias 9 e 15 de outubro, em Aparecida (SP). 
 
A Semana é promovida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, por meio do Comitê Regional de Erradicação do Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, pelo Ministério Público do Trabalho, por meio da Procuradoria Regional do Trabalho 15ª Região, em parceria com o Santuário Nacional. 
 
O procurador do trabalho Ronaldo José de Lira, do MPT-Campinas, ressalta a importância da parceria para sensibilizar os romeiros a respeito do trabalho infantil. “É preciso destruir essa imagem de que trabalho infantil é uma coisa boa para a sociedade. O trabalho infantil pode destruir a vida de uma pessoa por diversos caminhos, como entrada para o mundo das drogas, para o mundo do crime, como também para o afastamento da escola”. 
 
A abertura aconteceu na segunda-feira (9), às 9 horas, em cerimônia na Basílica Nacional. Durante a semana serão realizadas atividades de conscientização que englobam distribuição de material informativo acerca do combate ao trabalho infantil aos romeiros do santuário e programação específica para as crianças, no Espaço Devotos Mirins, com a participação de contadores de histórias da Cia. Repara Mundo. O encerramento ocorre no dia 15 de outubro, às 18 horas, com a Leitura da Carta de Aparecida pela Erradicação do Trabalho Infantil.
 
A iniciativa, realizada pelo segundo ano consecutivo, integra também o Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (TST-CSJT) e conta com o apoio ainda da Procuradoria Regional do Trabalho da 2ª Região – (São Paulo-SP) e da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente – COORDINFÂNCIA, e o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI).
 
Trabalho infantil no Brasil
Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2015, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 2,7 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos estão em situação de trabalho infantil. Desse total, 412 mil tem apenas de 5 a 13 anos de idade, em que é totalmente proibido qualquer tipo de trabalho, sendo que 267 mil deles em atividades agrícolas, muitas das quais relacionadas entre as piores formas de trabalho infantil. Na faixa etária dos 14 aos 17 anos, são 2,2 milhões.
 
Programação
 
SEMANA DA CRIANÇA DE 09 A 15 DE OUTUBRO
 
09/10 às 9h – Missa de Abertura da Semana da Criança
Distribuição de camisetas para os colaboradores do Santuário.
 
10/10 às 15h – Participação das Crianças na novena
Distribuição de Catavento para as crianças e leque para os adultos
 
11/10 – distribuição de material para conscientização sobre os malefícios do trabalho infantil (Ponto de Encontro e Sala das Promessas)
 
12/10 – distribuição de material para conscientização sobre os malefícios do trabalho infantil (Ponto de Encontro e Sala das Promessas)
 
13/10 – distribuição de material para conscientização sobre os malefícios do trabalho infantil (Ponto de Encontro e Sala das Promessas)
 
14/10 às 14h – Espaço dos Devotos Mirins, presença das contadoras de histórias - "Cia Repara Mundo"
 
15/10 às 11h – Espaço dos Devotos Mirins, presença das contadoras de histórias - "Cia Repara Mundo"
 
15/10 às 18h – Missa de Encerramento da Semana da Criança
Leitura da Carta de Aparecida pela eliminação do trabalho infantil

Fonte: Santuário e TRT 15


Deixe seu comentário

Login

Comentários (0)

Destaques

Educação infantil é tema de debate na Pinacoteca do Estado de São Paulo

Evento nesta terça-feira (17) marca 10 anos do Programa Creche para Todas as Crianças, da Fundação Abrinq

Fiscalização encontra 118 crianças e adolescentes nas piores formas de trabalho infantil

Crianças trabalhavam em aterro sanitário, feiras públicas e nas ruas de Boa Vista (RR)

Brasil deve reduzir desigualdades na educação para cumprir metas, diz estudo

Relatório da Fundação Abrinq mostra que o principal desafio está na educação infantil

Combate ao Trabalho Infantil é tema de Semana da Criança em Aparecida

Semana da Criança integra programação dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora