Notícia

13/12/2017 11:40:17 - Atualizado em 13/12/2017 11:44:34


BA: Jovens lançam peças de comunicação em bairros periféricos de Salvador

As Estações de Trem da Calçada, Paripe e Plataforma serão tomadas por instalações sobre o cotidiano do Subúrbio Ferroviário

Temas como direitos, identidade e pertencimento ganham formas, cores e sons em peças de comunicação produzidas por jovens de Salvador. Os produtos serão lançados entre 13 e 15 de dezembro, no Subúrbio Ferroviário, Nordeste de Amaralina e Beiru-Tancredo Neves. Fotografias, documentário, mostra itinerante de som e cartazes integram a coletânea. 
 
O primeiro lançamento acontece no dia 13 de dezembro (quarta-feira), às 15h, quando o documentário “Juventude Expressa” será apresentado à comunidade de Fazenda Coutos. A obra conta a história do bairro a partir do relato de jovens ativistas da comunidade. O evento acontece no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Fazenda Coutos (Eixo 36, Quadra 23, Fazenda Coutos III). 
 
No dia 14 de dezembro (quinta-feira), o público pode conferir o trabalho de fotografia realizado por jovens do Beiru-Tancredo Neves. A exposição “Direito de Ser” será lançada das 14h às 17h, na Biblioteca Comunitária Zeferina Beiru (Rua Gilberto Bastos, s/n, Arenoso) e ruas do entorno. A mostra é composta por fotoclipe e fotos estilo “lambe lambe”, que serão plotadas em casas da comunidade. De forma questionadora e poética, as/os jovens utilizam suas fotografias para dar visibilidade aos direitos estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e Estatuto da Igualdade Racial. 
 
Ainda na quinta-feira (14), as Estações de Trem da Calçada, Paripe e Plataforma serão tomadas pela mostra itinerante “O Som do Subúrbio”. Das 14h30 às 17h, usuárias/os do sistema de transporte experimentarão vivências que unem imagens e sonoridades típicas do cotidiano do Subúrbio Ferroviário. Os áudios foram construídos por garotas e garotos do bairro de Plataforma. 
 
Já no dia 15 de dezembro (sexta), é a vez de jovens do Boqueirão, no Nordeste de Amaralina, exporem suas produções com a mostra de design “Muros de Papel”. Temas ligados à juventude foram abordados pela turma, que produziu cartazes criativos, com releituras de grafite e elementos de artes marginais. Esta mostra acontece na Associação de Moradores Nova República (Rua 26 de Abril, Santa Cruz), das 14h às 17h. 
 
Esta é a segunda coletânea de peças de comunicação lançada este ano. “Por meio destas produções, os jovens ampliam os olhares sobre si e sobre o lugar onde vivem. Mais do que isso: se percebem como sujeitos que podem contribuir para a construção de novos olhares e discursos sobre suas comunidades”, explica Leandro Vilas, coordenador da CIPÓ responsável pelas ações do Corra pro Abraço Juventude na capital baiana.
 
Programa Corra pro Abraço 
As peças de comunicação são resultados das formações nas linguagens de vídeo, rádio, fotografia e design, desenvolvidas no âmbito do Programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). Em Salvador, as ações com jovens sãorealizadas pela CIPÓ – Comunicação Interativa. 
 
Participam da iniciativa garotos e garotas com idades entre 15 e 29 anos, que vivem em contextos de vulnerabilidade social. Além das formações em educomunicação, o Programa oferece atividades de desenvolvimento pessoal e social, com enfoque nas áreas de identidade, gênero, raça, pertencimento, autoestima, planejamento de vida e redução de riscos e danos. 
 
SERVIÇO:
 
O quê? Lançamento do documentário “Juventude Expressa”.
Quando? 13 de dezembro (quarta-feira), às 15h.
Onde? Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Fazenda Coutos (Eixo 36, Quadra 23, Fazenda Coutos III).
 
O quê? Lançamento da exposição fotográfica “Direito de Ser”.
Quando? 14 de dezembro (quinta-feira), das 14h às 17h.
Onde? Biblioteca Comunitária Zeferina (Rua Gilberto Bastos, s/n, Arenoso) e ruas do entorno.
 
O quê? Lançamento da mostra itinerante “O Som do Subúrbio”.
Quando? 14 de dezembro (quinta-feira), das 14h30 às 17h.
Onde? Estações de Trem da Calçada, Paripe e Plataforma.
 
O quê? Lançamento da mostra de design “Muros de Papel”.
Quando? 15 de dezembro (sexta-feira), das 14h às 17h.
Onde? Associação de Moradores Nova República (Rua 26 de Abril, Nordeste de Amaralina).
 
MAIS INFORMAÇÕES:
 
Milena Oliveira
Comunicadora | CIPÓ – Comunicação Interativa
Tel.: (71 3503-4477 / 98803-9883 / 99128-4423)
 
Leandro Vilas Verde
Coordenador do Corra pro Abraço Juventude em Salvador | CIPÓ – Comunicação Interativa
Tel.: (71 3503-4477 / 98187-3769)
 
Jamille Carvalho
Coordenadora Geral do Programa Corra pro Abraço
Tel.: (71 3493-3004/71-99207-6975) - Contatos Ascom Corra pro Abraço
 
Denise Tourinho
Superintendente de Políticas sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis (SUPRAD) |Responsável pela gestão do Programa Corra pro Abraço na Bahia, por meio da SJDHDS.
Tel.:  (71 3493-3004/71-99207-6975) - Contatos Ascom Corra pro Abraço

Fonte: Cipó Comunicação Interativa


Deixe seu comentário

Login

Comentários (0)

Destaques

PB: 62% das meninas socioeducandas eram trabalhadoras infantis

Pesquisa foi desenvolvida por uma das cinco socioeducandas que são bolsistas do PIBC

Ativistas da Iniciativa 100 Milhões por 100 Milhões manifestam-se sobre ataque à Síria

Em textos, ativistas conclamam às nações que busquem o retorno da paz à Síria por meio de caminhos legítimos

Brasil é líder no ranking de violência contra a criança na América Latina

Pesquisa da Visão Mundial avaliou a percepção da sociedade sobre a violência contra crianças e adolescentes

Organizações reativam Fórum do DF

Coletivo da Cidade e FNPETI articularam reunião. Próximo encontro será no final de abril