Notícia

07/02/2018 13:09:14 - Atualizado em 07/02/2018 13:09:57


PB: Conapeti divulga nota sobre deputado que elogiou trabalho infantil

Deputado estadual Doda de Tião incentivou em uma rede social uma criança que trabalhava vendendo picolé

O Comitê Nacional de Adolescentes e Jovens pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Conapeti) divulgou uma nota em que "externa indignação" com postagem em rede social de deputado estadual da Paraíba. Na postagem, o deputado elogia e incentiva criança que trabalha vendendo picolé no Centro do município de Queimadas.
 
"Essa atitude está na contramão da obrigação de um deputado, que jura cumprir a Constituição e as leis do país quando toma posse do cargo. A atividade de vendedor ambulante, realizada pela criança conhecida como “Vaqueirinho”,  faz parte da lista da piores formas de trabalho infantil, que devem ser abolidas em caráter de urgência, na forma da Convenção 138 da Organização Internacional do Trabalho (OIT)", ressalta a nota.
 
No documento, os adolescentes e jovens lembram que, há menos de um mês, um adolescente morreu enquanto trabalhava em uma pedreira em João Pessoa, capital da Paraíba. 
 
"O que se esperava do Deputado Doda de Tião, e das demais autoridades da Paraíba, seria a adoção de medidas para acabar com o trabalho infantil no estado, como forma de prevenir outras mortes, e não o incentivo a essa prática, que tem ceifado a infância de mais de dois milhões de crianças e adolescentes em todo o Brasil", critica. 
 

Fonte: Blog Peteca


Deixe seu comentário

Login

Comentários (0)

Destaques

Juiz da Infância alerta sobre a proibição do trabalho infantil no carnaval de Salvador

O juiz Walter Ribeiro, da 1ª Vara da Infância e Juventude de Salvador, publicou portaria estabelecendo parâmetros protetivos para que crianças e adolescentes participem das festas de carnaval.

Incêndio no Flamengo, clube mais rico do país, acende alerta de segurança em categorias de base

Reportagem do jornal El País aborda as condições dos jogadores mantidos em categorias de base nos clubes de futebol brasileiros.

Banco Mundial lança plataforma interativa para observar avanços dos objetivos globais

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável foi adotada pelos países-membros da ONU no fim de 2015.

Brasil é o 11º no ranking de abuso e exploração sexual infantil, revela relatório mundial

Reportagem da revista Crescer mostra dados do relatório Out of the Shadows, publicado pela revista britânica The Economist.