Notícia

05/04/2018 10:41:46 - Atualizado em 05/04/2018 10:41:46


Organizações reativam Fórum do DF

Coletivo da Cidade e FNPETI articularam reunião. Próximo encontro será no final de abril

Representantes da sociedade civil, da universidade e do governo do Distrito Federal decidiram, em reunião na última quarta-feira (28), reativar o Fórum Distrital de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil.
 
Durante o encontro, organizado pelo Coletivo da Cidade com o apoio do FNPETI, Coracy Coelho defendeu a importância de contar com um espaço de articulação de diversos atores sociais, como o Fórum Distrital. Ele lembrou de diversas situações de violação de direitos em que atuação do Fórum foi essencial para a defesa de crianças e adolescentes. 
 
A repercussão mais recente foi anunciada em março. A Justiça do Trabalho condenou o GDF e o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) a pagar indenização de R$19,5 milhões por permitirem o trabalho infantil no Lixão da Estrutural. De acordo com Coracy, a condenação é fruto de uma Ação Civil Pública apoiada pelo Fórum.
 
A próxima reunião foi marcada para o final de abril, para tratar da Mobilização de 12 de junho, entre outras pautas.
 
Participaram da reunião Coracy Coelho e Solange Batista, do Coletivo da Cidade; Isa Oliveira, secretária executiva do FNPETI; Ailta Barros, do Departamento de Serviço Social da UnB; as representantes da Secretaria Regional do Trabalho do Ministério do Trabalho, Alinne Meneses, Rosina Uchida e Vanessa Miranda; Keity Silva, da Casa de Ismael; Mariana Asevedo, da Secretaria da Criança do DF; Tatiana Gomes, do Centro Salesiano; Sizue Imanishi, do SLU; e André Santoro e Dulce Tannuri, da Sedestmidh. A procuradora do Trabalho Ana Maria Ramos não pode participar, mas manifestou apoio e interesse em participar do Fórum. 
Em abril, o colegiado se reúne novamente para debater a campanha de 12 de junho, pautas de articulação e a adesão de outras organizações. 
 


Deixe seu comentário

Login

Comentários (1)

simaia

09 de Abril de 2018 às 10:18:03
sou coordenadora do PETi de santa maria da vitoria - bahia, gostaria de saber como faço para participar do forum

Destaques

SINAIT comemora 30 anos de existência com seminário

“Seminário Internacional 30 anos da Constituição Cidadã e um ano da Reforma Trabalhista” reúne especialistas em Brasília

Aberta a votação do Eleitor Mirim, onde criança também tem voz!

Programa é realizado em anos eleitorais, com a contribuição de professores

FNPETI participa da cerimônia de posse do Comitê de adolescentes do CDCA

Mais de 30 adolescentes tomaram posse no Conselho do DF

FNPETI participa de roda de conversa com adolescentes e jovens do Programa Primeiro Passo

A importância do voto no exercício da cidadania e o papel dos políticos foram os temas da conversa