Notícia

11/06/2018 14:42:13 - Atualizado em 11/06/2018 14:42:13


ESMPU realiza simpósio sobre trabalho infantil de crianças e adolescentes

Evento discute ações práticas de conscientização, prevenção e combate à exploração do trabalho infantil

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) realiza o Simpósio “A proteção da criança e do adolescente frente ao trabalho infantil: atuação necessária como garantia ao direito à vida”,  nos dias 12 e 13 de junho, em Brasília. O evento é aberto ao público externo e a membros e servidores do Ministério Público da União (MPU). 
 
A atividade visa discutir ações práticas de conscientização, prevenção e combate à exploração do trabalho da criança e do adolescente.
 
Programação
Ao longo dos dois dias de evento serão realizadas quatro palestras. A primeira, em 12 de junho, às 14h30, abordará “O Ministério Público do Trabalho e sua atuação na defesa da saúde e segurança no trabalho. Implicações relativas à proibição do trabalho infantil”, com o procurador do Trabalho e Vice-Coordenador Nacional da COORDINFÂNCIA Ronaldo José de Lira. Em seguida, às 16h, o debate será sobre “As piores formas de trabalho infantil e seu enfrentamento na realidade brasileira”.
 
Na manhã do segundo dia (13/06), às 8h30, a secretária executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, Isa Oliveira, falará sobre “As piores formas de trabalho e seu enfrentamento na realidade brasileira”. A última palestra, às 10h, será “A atuação internacional frente ao trabalho infantil – Reflexos e desafios para a realidade brasileira”, coordenadora da área de Prevenção e eliminação do Trabalho Infantil da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Maria Cláudia Falcão.
 
O Simpósio será realizado no auditório Pedro Jorge I da ESMPU (quadra 604 – L2 Sul – 1º subsolo).
 
Receberão certificado os participantes com frequência mínima de 85%. 

Fonte: ESMPU


Deixe seu comentário

Login

Comentários (0)

Destaques

Juiz da Infância alerta sobre a proibição do trabalho infantil no carnaval de Salvador

O juiz Walter Ribeiro, da 1ª Vara da Infância e Juventude de Salvador, publicou portaria estabelecendo parâmetros protetivos para que crianças e adolescentes participem das festas de carnaval.

Incêndio no Flamengo, clube mais rico do país, acende alerta de segurança em categorias de base

Reportagem do jornal El País aborda as condições dos jogadores mantidos em categorias de base nos clubes de futebol brasileiros.

Banco Mundial lança plataforma interativa para observar avanços dos objetivos globais

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável foi adotada pelos países-membros da ONU no fim de 2015.

Brasil é o 11º no ranking de abuso e exploração sexual infantil, revela relatório mundial

Reportagem da revista Crescer mostra dados do relatório Out of the Shadows, publicado pela revista britânica The Economist.