Notícia

22/01/2019 18:31:20 - Atualizado em 22/01/2019 18:31:20


Fantástico denuncia casos de exploração sexual contra crianças e adolescentes na Arquidiocese da Paraíba

A Igreja Católica terá de pagar uma indenização de R$ 12 milhões pelos crimes, determinada pela Justiça do Trabalho.

Foto: Imagem da reportagem do Fantástico/TV Globo
 
A reportagem do programa Fantástico, da TV Globo, foi veiculada no dia 20 de janeiro. Relatos de vítimas e testemunhas apontam o envolvimento de um grupo de sacerdotes no escândalo de exploração sexual de crianças e adolescentes.
 
Segundo entrevista do procurador Eduardo Varandas, os padres pagavam lanches e dinheiro para fazer sexo com coroinhas, seminaristas e com flanelinhas que ficavam em frente ao prédio da Arquidiocese da Paraíba. De acordo com o procurador, a característica da exploração sexual é a ausência da vontade livre para praticar o ato.
 
“Algo que tenha submissão ou algo que faça com que um estado de necessidade leve a criança ou adolescente a praticar esses atos. Que estado de necessidade é esse? É a miséria, é a fome, é a proteção do estado, é a ausência de políticas públicas. No caso de menores de 18 anos, independente da vontade deles, tanto o Estatuto da Criança do Adolescente, como o Código Penal consideram a exploração sexual exatamente porque eles não têm a vontade validada pelo direito pra praticar um ato dessa natureza”, explicou Eduardo Varandas ao Fantástico.
 
A reportagem mostra que quatro padres da Basílica Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa, teriam praticado relações sexuais com os jovens, incluindo um ex-arcebispo.
 
A denúncia foi motivada pela carta de uma frequentadora da Igreja Católica na Paraíba, em que ela relatava o que ouviu sobre o envolvimento dos padres com os jovens, ainda em 2014. Na época, um inquérito criminal contra os sacerdotes foi instaurado, mas foi arquivado em 2017 por prescrição dos crimes. O processo, no entanto, seguiu na Justiça do Trabalho da Paraíba.
 
Veja a reportagem completa no site do Fantástico.

Fonte: Fantástico/TV Globo


Deixe seu comentário

Login

Comentários (0)

Destaques

Juiz da Infância alerta sobre a proibição do trabalho infantil no carnaval de Salvador

O juiz Walter Ribeiro, da 1ª Vara da Infância e Juventude de Salvador, publicou portaria estabelecendo parâmetros protetivos para que crianças e adolescentes participem das festas de carnaval.

Incêndio no Flamengo, clube mais rico do país, acende alerta de segurança em categorias de base

Reportagem do jornal El País aborda as condições dos jogadores mantidos em categorias de base nos clubes de futebol brasileiros.

Banco Mundial lança plataforma interativa para observar avanços dos objetivos globais

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável foi adotada pelos países-membros da ONU no fim de 2015.

Brasil é o 11º no ranking de abuso e exploração sexual infantil, revela relatório mundial

Reportagem da revista Crescer mostra dados do relatório Out of the Shadows, publicado pela revista britânica The Economist.