Fórum Estadual de Roraima

  • Noticias

  • Agenda

  • Biblioteca

  • Contato

Notícia

29/05/2017 13:38:21 - Atualizado em 29/05/2017 13:38:22


FORRPETI e parceiros realizam capacitação de professores sobre trabalho infantil

Ação foi realizada em parceria com o Ministério do Trabalho e a Delegacia Sindical dos Auditores-Fiscais do Trabalho em Roraima

Professores de Roraima participaram, no último dia 22, do III Encontro para capacitação de professores sobre o tema trabalho infantil. O evento foi realizado pelo Fórum Roraimense de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FORRPETI), pelo Ministério do Trabalho e pela Delegacia Sindical dos Auditores-Fiscais do Trabalho em Roraima no auditório do SENAC/RR.

O objetivo foi capacitar os profissionais de educação para que atuem nas escolas como agentes multiplicadores sobre a importância de se combater o trabalho infantil.

Além dos profissionais da educação municipais e estaduais, foram convidados conselheiros tutelares, assistentes sociais e representantes da sociedade civil, atingindo um público de cerca de 100 pessoas.

Segundo a auditora-fiscal do Trabalho, Thais Castilho, “a naturalização do trabalho infantil ainda é um grande obstáculo que deve ser superado para a erradicação do trabalho infantil e ações de conscientização sobre o que é o trabalho infantil e os malefícios que dele decorrem são de grande importância para tal.”

Ao fim das palestras a coordenadora do PETI estadual e secretaria-executiva do FORRPETI, Rita Melo, enumerou algumas atividades que poderiam ser desenvolvidas pelos educadores em sala de aula relacionadas ao combate ao trabalho infantil, e sugeriu que tais atividades sejam realizadas até o dia 12 de junho, Dia Nacional e Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.  

De acordo com a coordenadora do PETI municipal, Lílian Santos, “a capacitação foi importante para fortalecer a rede de proteção à criança e ao adolescente pois a sociedade passa a conhecer melhor os órgãos que a compõe e diante de uma violação de direitos, como é o trabalho infantil, as pessoas passam a saber como denunciá-la.”

Foram ministradas palestras sobre trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes e sobre as ações realizadas tanto pelo PETI municipal e pelo PETI estadual.

Ao fim do evento os representantes das escolas participantes receberam revistinhas sobre Trabalho Infantil que foram doadas pelo Ministério do Trabalho, Ministério Público do Trabalho e pela Câmara dos Deputados. 


Deixe seu comentário

Login

Comentários (0)

Destaques

Brasil registra aumento de trabalho infantil entre crianças de 5 a 9 anos

Pesquisa mostra que o número de trabalhadores precoces corresponde a 5% da população que tem entre 5 e 17 anos no Brasil

Faça parte desta campanha!

Fóruns estaduais organizam diversas mobilizações em todo o país

Campanha 100 Milhões por 100 Milhões é lançada no Brasil

Mobilização global pelo fim do trabalho infantil e contra toda forma de exploração terá lançamento oficial em 12 de junho

Mais da metade dos alunos brasileiros não tem conhecimentos financeiros básicos

De acordo com OCDE, estudantes enfrentam dificuldades para gerir conta bancária ou cartão de débito, por exemplo