Fórum Estadual de Roraima

  • Noticias

  • Agenda

  • Biblioteca

  • Contato

Notícia

29/05/2017 13:38:21 - Atualizado em 29/05/2017 13:38:22


FORRPETI e parceiros realizam capacitação de professores sobre trabalho infantil

Ação foi realizada em parceria com o Ministério do Trabalho e a Delegacia Sindical dos Auditores-Fiscais do Trabalho em Roraima

Professores de Roraima participaram, no último dia 22, do III Encontro para capacitação de professores sobre o tema trabalho infantil. O evento foi realizado pelo Fórum Roraimense de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FORRPETI), pelo Ministério do Trabalho e pela Delegacia Sindical dos Auditores-Fiscais do Trabalho em Roraima no auditório do SENAC/RR.

O objetivo foi capacitar os profissionais de educação para que atuem nas escolas como agentes multiplicadores sobre a importância de se combater o trabalho infantil.

Além dos profissionais da educação municipais e estaduais, foram convidados conselheiros tutelares, assistentes sociais e representantes da sociedade civil, atingindo um público de cerca de 100 pessoas.

Segundo a auditora-fiscal do Trabalho, Thais Castilho, “a naturalização do trabalho infantil ainda é um grande obstáculo que deve ser superado para a erradicação do trabalho infantil e ações de conscientização sobre o que é o trabalho infantil e os malefícios que dele decorrem são de grande importância para tal.”

Ao fim das palestras a coordenadora do PETI estadual e secretaria-executiva do FORRPETI, Rita Melo, enumerou algumas atividades que poderiam ser desenvolvidas pelos educadores em sala de aula relacionadas ao combate ao trabalho infantil, e sugeriu que tais atividades sejam realizadas até o dia 12 de junho, Dia Nacional e Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.  

De acordo com a coordenadora do PETI municipal, Lílian Santos, “a capacitação foi importante para fortalecer a rede de proteção à criança e ao adolescente pois a sociedade passa a conhecer melhor os órgãos que a compõe e diante de uma violação de direitos, como é o trabalho infantil, as pessoas passam a saber como denunciá-la.”

Foram ministradas palestras sobre trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes e sobre as ações realizadas tanto pelo PETI municipal e pelo PETI estadual.

Ao fim do evento os representantes das escolas participantes receberam revistinhas sobre Trabalho Infantil que foram doadas pelo Ministério do Trabalho, Ministério Público do Trabalho e pela Câmara dos Deputados. 


Deixe seu comentário

Login

Comentários (0)

Destaques

ONU: Brasil se mantém na 79ª posição no ranking do IDH

O país perde 23,9% do seu IDH quando se consideram as desigualdades

G20: organizações exigem compromisso com a implementação efetiva da agenda de educação 2030

Organizações da América Latina e do Caribe demandam aos Estados do G20 que garantam o fortalecimento de sistemas de educação públicos

FECTIPA-MG divulga moção de repúdio contra redução de vagas de Aprendizagem

Documento critica a tentativa de alteração da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO)

Instituto Sou da Paz lança estudo sobre reincidência infracional

“Aí eu voltei para o corre” aponta forte relação entre a prática da primeira infração e evasão escolar, entre outros fatores