Fórum Estadual de Roraima

  • Noticias

  • Agenda

  • Biblioteca

  • Contato

Notícia

05/12/2017 15:13:55 - Atualizado em 06/12/2017 08:43:39


Pela segunda vez em dois meses, fiscalização flagra trabalho infantil no lixão de Boa Vista

Operação do Ministério do Trabalho e da Polícia Rodoviária Federal encontra quatro adolescentes trabalhando no local

Ação de fiscalização localizou quatro adolescentes, entre 14 e 16 anos, trabalhando na coleta de lixo em Boa Vista, capital de Roraima. A operação foi realizada em conjunto pelo Ministério do Trabalho e pela Polícia Rodoviária Federal no último sábado (2), no Lixão da cidade. A atividade é uma das 97 piores formas de trabalho infantil listadas no Decreto 6.481/2008.
 
Uma adolescente de 15 anos relatou que havia chegado ao lixão às 19h do dia anterior e, até o momento da inspeção, por volta das 10h30, ainda não havia sido abordada por nenhum empregado da empresa que administra o Lixão. Após entrevista, a adolescente foi encaminhada ao Conselho Tutelar e o caso foi registrado na Delegacia. Os demais adolescentes fugiram do local após serem entrevistados pela equipe da operação. A cerca tem aberturas que permitem a entrada de pessoas no local.
 
O lixão de Boa Vista foi interditado em outubro pelo Grupo Móvel de Combate ao Trabalho Infantil, formado por auditores-fiscais do Trabalho, após serem constatadas diversas irregularidades no local, inclusive trabalho infantil. 
 
Hoje o funcionamento do lixão está amparado por decisão da Justiça do Trabalho, que manteve todas as exigências relacionadas no termo de interdição, entregue à empresa que administra o local.
 
Para a coordenadora do Projeto de Combate ao Trabalho Infantil em Roraima e a auditora-fiscal do Trabalho, Thais Castilho, o combate ao trabalho infantil no lixão só será possível com o envolvimento de toda a rede local de proteção à criança e ao adolescente. “É necessário que cada órgão realize as medidas cabíveis para a efetiva proteção dos adolescentes que ainda encontramos no local”.


Deixe seu comentário

Login

Comentários (1)

Antonio Ferreira

06 de Dezembro de 2017 às 14:46:28
A união de esforços de instituições dedicadas à proteção de crianças e adolescentes será indispensável nesse caso.

Destaques

Prêmio MPT na Escola será entregue na segunda-feira

Foram 51 trabalhos classificados para a etapa nacional, dos quais 30 serão premiados em cerimônia em 11 de dezembro em Brasília

Trabalho infantil, racismo e manipulação nos dados da PNAD

Em artigo, procuradora do Trabalho Elisiane Santos declara que mais de 1 milhão de trabalhadores infantis estão invisíveis na pesquisa

Nota explicativa sobre os dados de trabalho infantil da PNAD Contínua 2016

Ao apresentar número absoluto de trabalho infantil, não foram somados os dados de crianças e adolescentes que trabalham para o próprio consumo

Salvador debate sobre extermínio da juventude negra

Audiência pública acontece na próxima terça-feira (28), como parte das ações do Novembro Negro na capital baiana