Fórum Estadual de Roraima

  • Noticias

  • Agenda

  • Biblioteca

  • Contato

Notícia

23/04/2018 13:39:31 - Atualizado em 23/04/2018 13:39:32


Trabalho Infantil doméstico é tema de capacitação de agentes comunitários de saúde em Boa Vista

Trata-se de uma das piores formas de trabalho infantil e de difícil fiscalização, por ocorrer no interior de residências

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) de Boa Vista (RR) promoveu a primeira Capacitação de Agentes Comunitários de Saúde sobre trabalho doméstico infantil, nos dias 17 e 18 de abril, no auditório do Centro de Ciência, Tecnologia e Informação da capital.
 
O trabalho infantil doméstico é uma das piores formas de trabalho infantil. Portanto, é proibido para pessoas com menos de 18 anos.
 
Segundo a coordenadora do Peti Municipal, Lílian Santos, a capacitação tem por objetivo preparar cerca de 400 agentes comunitários de saúde para encaminharem denúncias de trabalho infantil doméstico aos órgãos competentes. Lílian ressaltou que, por ocorrer no âmbito residencial, o trabalho infantil doméstico é de difícil constatação pelos órgãos que combatem o trabalho infantil. A capacitação dos agentes comunitários de saúde é de grande importância, uma vez que eles têm contato com as famílias de trabalhadores infantis. 
 
A palestra sobre trabalho infantil doméstico foi ministrada pela auditora-fiscal do Trabalho Thais Castilho, que destacou dentre os malefícios do trabalho infantil doméstico os abusos sexuais e humilhações a que estas crianças e adolescentes estão expostas em residências de terceiros.
 
Segundo a auditora, o trabalho infantil doméstico ainda é visto como ato de caridade realizado pelas famílias que exploram esta mão de obra, tendo em vista que muitos tentam justifica-lo como uma oportunidade de oferta de moradia, educação e alimentação, quando na verdade o que ocorre são jornadas sem limites e muitas vezes sem qualquer pagamento.
 


Deixe seu comentário

Login

Comentários (1)

Rosangela

04 de Maio de 2018 às 04:29:01
Parabéns pela iniciativa, esse tem realmente que se abordado em todos os municípios que tem índice de trabalho Infantil.

Destaques

PRF mapeia 2,4 mil pontos vulneráveis à exploração sexual de crianças

Estradas e rodovias federais foram avaliadas no levantamento da Childhood e da PRF

Adolescentes participantes do II Congresso Brasileiro de Enfrentamento à Violência Sexual escrevem Carta

Documento reúne propostas para o enfrentamento à violência

Semana de Ação Mundial está com inscrições abertas

Ação é coordenada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação e tem como tema os cortes orçamentários na educação

FETIPAT- AL lança campanha de enfrentamento ao trabalho infantil e violência sexual

Ações integradas acontecem de 10 a 18 de maio, promovidas pelo Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador de Alagoas