Fórum Estadual de Santa Catarina

  • Noticias

  • Agenda

  • Biblioteca

  • Contato

Notícia

07/06/2018 11:06:39 - Atualizado em 07/06/2018 11:06:40


Juíza alerta pais e estudantes de Joaçaba para as consequências do trabalho infantil

Magistrada falou sobre Programa do Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem e informou sobre os mitos e verdades sobre o trabalho infantil

Conscientizar pais e filhos sobre os malefícios do trabalho precoce. Esse foi o objetivo da palestra da juíza da VT de Joaçaba Lisiane Vieira direcionada a pais e alunos de oficinas de cultura mantidas por um teatro local, em parceria com as prefeituras de Joaçaba e de Herval D' Oeste. As oficinas oferecem gratuitamente a cerca de 500 crianças e jovens dos dois municípios atividades como música, teatro, dança e outros.
 
A magistrada falou sobre o Programa do Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho e ressaltou a importância do debate na sociedade sobre os mitos e verdades em torno do trabalho infantil. Apresentou as estatísticas que demonstram como o ingresso precoce no mercado de trabalho afasta as crianças e jovens da escola e como eles são mais suscetíveis à ocorrência de acidentes e doenças laborais, seja pela falta de informação e de experiência ou pelas estruturas corporais em formação.
 
Lisiane Vieira apontou também as soluções que o Programa preconiza: estímulo à aprendizagem, de forma a incluir o jovem no mercado com adequada profissionalização, e não como mão de obra barata, e o apoio a iniciativas culturais, esportivas e de desenvolvimento científico como forma de manter a criança e o jovem na escola em tempo integral, mostrando-lhes as possibilidades que terão no futuro se continuarem os estudos.
 
“Os concursos de redação e desenho e o teatro realizados ano passado em nossa região nos demostraram quantos jovens e crianças talentosos existem em nossa região. Temos de mantê-los na escola”, afirmou a magistrada, que fará nova palestra sobre o tema no próximo dia 12, data em que se comemora o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, durante o 1º Simpósio de Prevenção e Erradicação ao Trabalho Infantil da AMMOC (Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense).
 

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC


Deixe seu comentário

Login

Comentários (0)

Destaques

Juiz da Infância alerta sobre a proibição do trabalho infantil no carnaval de Salvador

O juiz Walter Ribeiro, da 1ª Vara da Infância e Juventude de Salvador, publicou portaria estabelecendo parâmetros protetivos para que crianças e adolescentes participem das festas de carnaval.

Incêndio no Flamengo, clube mais rico do país, acende alerta de segurança em categorias de base

Reportagem do jornal El País aborda as condições dos jogadores mantidos em categorias de base nos clubes de futebol brasileiros.

Banco Mundial lança plataforma interativa para observar avanços dos objetivos globais

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável foi adotada pelos países-membros da ONU no fim de 2015.

Brasil é o 11º no ranking de abuso e exploração sexual infantil, revela relatório mundial

Reportagem da revista Crescer mostra dados do relatório Out of the Shadows, publicado pela revista britânica The Economist.