Fórum Estadual do Tocantins

  • Noticias

  • Agenda

  • Biblioteca

  • Contato

Notícia

11/12/2017 14:39:35 - Atualizado em 11/12/2017 14:39:36


Governo discute erradicação do trabalho infantil em municípios do Tocantins

Audiências foram realizadas pelo Fórum Tocantinense para a Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Promoção da Aprendizagem (Fetipa)

Com o objetivo de combater todos os tipos de violência dos direitos de crianças e adolescentes, iniciaram na terça-feira, 5, em Jaú do Tocantins, as audiências públicas presenciais do Fórum Tocantinense para a Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Promoção da Aprendizagem (Fetipa). As audiências públicas aconteceram até sexta-feira, 8, nas cidades de Cariri do Tocantins, Alvorada e Talismã.
 
A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Diretoria de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, foi representada pela servidora Luisa Pereira Gomes. Durante as audiências foram planejadas estratégias de mobilizações e articulações das entidades e órgãos parceiros com o objetivo de buscar diálogos com os governos municipais.
 
Além disso, buscou-se definir metas e prazos para o enfretamento ao trabalho infantil, assim como conscientizar os gestores sobre o tema. Foi proposta ainda a mobilização da sociedade civil, escolas, crianças e adolescentes para a erradicação do trabalho infantil.
 
Segundo a servidora Luisa Pereira, é preciso expandir a discussão, uma vez que o trabalho infantil tem se tornado uma prática muito comum. “Infelizmente nossas crianças estão trabalhando e isso diariamente em ambientes privados. Alguns exemplos são em serralherias, mecânicas, lava-jatos, oficinas e tantos outros. É inadmissível que isso aconteça”, destacou Luisa.
 
Ainda nas audiências, foi assinado com os gestores municipais um Termo de Compromisso, no qual ficam estipulados metas e prazos para a erradicação do trabalho infantil. A equipe do Fetipa também realizou visitas técnicas em locais estratégicos com o objetivo de identificar casos de trabalho infantil.

Fonte: Thaise Marques/Governo do Tocantins


Deixe seu comentário

Login

Comentários (0)

Destaques

FNPETI realiza última plenária do ano

Encontro sucedeu oficina para discussão sobre participação de adolescentes com integrantes da rede do Fórum

Participantes de Seminário Nacional divulgam Carta de Brasília pela Erradicação do Trabalho Infantil

Documento conclama a necessidade de eliminação das piores formas de trabalho infantil, entre outros pontos

CONTAG repudia proposta de modalidade de ensino à distância no campo

Educação do campo precisa acontecer no campo e com currículos escolares ajustados ao contexto e à realidade dos povos do campo

MIEIB lança nota pública em defesa da democracia e dos direitos humanos

Nota refere-se ao contexto das eleições para Presidência do Brasil