Notícias

FNPETI integra Marcha Global Contra o Trabalho Infantil

Foto: Marcha Global Contra o Trabalho Infantil
Foto: Marcha Global Contra o Trabalho Infantil

A partir deste ano, o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) passa a integrar a Marcha Global Contra o Trabalho Infantil como representante brasileiro do movimento. O ingresso foi oficializado durante a Reunião Regional da Marcha Global Contra o Trabalho Infantil – As organizações da sociedade civil e os avanços e desafios para o cumprimento da meta 8.7 na América Latina. O evento foi realizado nos dias 24 e 25 de junho, em San José, na Costa Rica. 
 
“A inclusão do Fórum na Marcha Global como representante do Brasil o fortalece como um ator político com autonomia e voz própria na luta contra o trabalho infantil”, afirma Tânia Dornellas, assessora da Secretaria Executiva do FNPETI. Tânia lembra ainda que o Brasil é signatário dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, cuja meta 8.7 prevê a erradicação de todas as formas de trabalho infantil até 2025.
 
Reunião Regional
Uma das constatações apresentadas durante a reunião é a de que a América Latina e o Caribe alcançaram os melhores resultados para a redução do trabalho infantil em nível mundial no último decênio. Mesmo com diferenças significativas entre os países e sub-regiões, que têm importantes níveis de desigualdade e exclusão social, com modelos educativos não inclusivos e com baixa qualidade, houve uma desaceleração do quantitativo de crianças e adolescentes no trabalho precoce. Embora lenta essa redução mostra que é possível, a partir da mobilização interinstitucional e multissetorial, tornar a região livre de trabalho infantil e com a proteção necessária ao adolescente trabalhador.
 
Para Tânia Dornellas, o encontro regional da Marcha Global evidenciou o que o FNPETI já vem defendendo nacionalmente. “É fundamental que haja investimentos públicos, vontade política e uma abordagem efetiva das causas estruturais que perpetuam o ciclo de pobreza e o trabalho infantil. Além disso, é preocupante a lentidão com que tem se dado a redução do trabalho infantil, bem como o aumento da população adolescente no setor informal, sem a proteção trabalhista necessária. Com certeza é um fator de risco para o alcance da meta 8.7 dos ODS”, alertou.
 
Durante a reunião, também foi realizado o planejamento estratégico da Marcha Global na região e elaborada uma agenda de trabalho com os representantes dos países participantes: Colômbia, Argentina, Honduras, Nicarágua, El Salvador, Panamá, Chile, Peru, Guatemala, Paraguai, Costa Rica e Brasil.
 
Marcha Global
A Marcha Global contra o Trabalho Infantil é uma importante iniciativa que há 20 anos articula e mobiliza os países para o combate ao trabalho infantil, por meio de incidência política; de controle social para a ratificação e implementação das Convenções nº 138 e nº 182 da Organização Internacional do Trabalho; de acompanhamento e implementação da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança; e de estudos e pesquisas que promovam a disseminação de conhecimento sobre o trabalho infantil em âmbito nacional, regional e global. Conheça mais sobre a Marcha Global: https://globalmarch.org/

 


 

  • FNPETI
  • Fórum Nacional
  • Marcha Global Contra o Trabalho Infantil
  • Trabalho Infantil