Notícias

Menino de 14 anos morre no centro de treinamento do Vasco da Gama em Itajaí/RJ

No dia 09 de fevereiro último, um adolescente de 14 anos morreu depois de passar mal durante um teste para categorias de base do Vasco em Itaguaí, município distante cerca de 70 km do Rio de Janeiro.

Wendel Júnior Venâncio da Silva foi levado para uma Unidade de Pronto Atendimento da cidade, mas não resistiu. No momento em que passou mal, não havia médicos ou ambulância para prestar atendimento ao menino, que foi socorrido por funcionários do Vasco.

Wendel morreu com 12 minutos de atividade. Segundo a diretoria do Vasco, sofreu um mal súbito. Dois dias antes, o garoto, de 14 anos, havia participado da primeira etapa da "peneira" para time sub-15 do Vasco.

O Fórum Nacional (FNPETI) divulgou nota pública manifestando ao Governo e à sociedade sua indignação pela morte do adolescente. Na nota, o Fórum Nacional afirma ser inaceitável que os clubes formadores não assegurem aos adolescentes candidatos a uma vaga nas suas equipes de base, tratamento humano e digno, como determinam a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente.

A procuradora Danielle Cramer, da Procuradoria Regional do Trabalho da 1ª Região (PRT-1), informou que a morte do adolescente Wendel levou o Ministério Público do Trabalho (MPT) a desistir de negociar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e a decidir processar o clube. A ação na Justiça terá como base uma série de irregularidades trabalhistas nas categorias de base, incluindo a exploração de trabalho infantil.

Além do Ministério Público do Trabalho, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro está estudando a possibilidade de também acionar judicialmente o clube, por violação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).