Notícias

Papa Francisco apóia campanha de Aparecida contra o trabalho infantil

O Papa Francisco enviou, na segunda-feira (10), uma mensagem elogiosa ao Santuário Nacional de Aparecida pelas ações de combate ao trabalho infantil. Entre os dias 9 e 16 de outubro, o Santuário realiza, com parceiros como o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) uma série de iniciativas para conscientizar a sociedade sobre os prejuízos do trabalho para crianças e adolescentes.

No texto, o santo padre abençoa os organizadores e deseja que o FNPETI alcance seus objetivos. "Faço votos de que o Fórum para a Erradicação do Trabalho Infantil possa ser frutuoso nos seus propósitos e, para tal, peço que as luzes do Espírito Santo iluminem a todos os participantes, ao mesmo tempo em que, pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida, lhes concedo a Bênção Apostólica, pedindo que não deixem de rezar por mim".

O papa ressaltou a importância de valorizar a infância. “É preciso lembrar que as crianças são um sinal. Sinal de esperança, de vida, mas também sinal de diagnóstico para compreender o estado de saúde de uma família, de uma sociedade, do mundo inteiro. Quando as crianças são acolhidas, amadas, protegidas, tuteladas, a família é sadia, a sociedade melhora, o mundo é mais humano”, declarou.

“Por isso, devemos estar sempre renovando nossa disposição em acolher mais e melhor as crianças, perguntando-nos: Somos capazes de permanecer junto delas, de ‘perder tempo’ com elas? Sabemos ouvi-las, defendê-las, rezar por elas e com elas? Ou negligenciamo-las, preferindo ocupar-nos dos nossos interesses?”, acrescentou.

Carta pela abolição do trabalho infantil

Entidades da sociedade civil, do governo e representantes do Santuário Nacional de Aparecida assinaram, no domingo (9), dia de abertura da Semana da Criança, a Carta de Aparecida-SP pela Abolição do Trabalho Infantil.

Participam da Semana da Criança e assinam a carta o FNPETI, o Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (TST-CSJT), o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas-SP), por seu Comitê de Erradicação do Trabalho Infantil, o Ministério Público do Trabalho, por meio da Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região – (Campinas-SP) e da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente - COORDINFÂNCIA.

Programação - Semana da Criança contará com atividades para crianças, pais, educadores e público em geral. Serão palestras, missa, distribuição de cata-ventos (símbolo mundial de enfrentamento ao trabalho infantil) e de cartilha com 50 perguntas e respostas sobre o tema, recreação no Espaço Devotos Mirins, entre outros. 

A programação inclui ainda a Exposição Itinerante "Um Mundo Sem Trabalho Infantil", concebida pelo Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho em parceria com a Comissão de Documentação do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

A mostra busca retratar as piores formas de trabalho infantil, para que a sociedade exija o cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes a fim de garantir a esses jovens um futuro digno e equilibrado.