Notícias

FNPETI realiza Oficina Caminhos para Ser Criança e Adolescente: Enfrentar o Trabalho Infantil

Arte: Webert da Cruz Elias
Arte: Webert da Cruz Elias

29 de novembro de 2019. Há 25 anos nascia o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) com a árdua missão de combater uma das violências mais invisíveis e naturalizadas contra crianças e adolescentes – o trabalho infantil.

A união de trabalhadores, empregadores, sociedade civil, governo, sistema de Justiça e organismos internacionais mostrou-se uma estratégia acertada para garantir a sensibilização, articulação e mobilização contra o trabalho infantil e pela proteção do adolescente trabalhador. Entretanto, ainda há muito a ser feito.

A conjuntura atual com retrocessos que afetam diretamente a garantia dos direitos humanos, afeta principalmente crianças e adolescentes, o que exige da Rede Nacional de Combate ao Trabalho Infantil o exercício de cada vez mais trabalhar de forma coletiva e articulada.

Entretanto, para que novas estratégias sejam adotadas, é fundamental garantir a participação ativa dos sujeitos que lidam diretamente com o trabalho infantil, as crianças e os adolescentes.

Para marcar os 25 anos do FNPETI foi realizada no dia 29 de novembro, a Oficina Caminhos para Ser Criança e Adolescente: Enfrentar o Trabalho Infantil. Representando todas as regiões do Brasil, 38 adolescentes e jovens estiveram em Brasília/DF refletindo e problematizando os desafios para a eliminação do trabalho infantil. Foi uma experiência rica e que reafirmou o compromisso do Fórum Nacional com a formação de novas lideranças adolescentes e jovens que contribuam para a promoção do direito a uma infância sem trabalho.

No período da manhã foram realizadas rodas de conversa sobre o que é infância, adolescência e juventude no Brasil e sobre os desafios para a garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes, especialmente das que estão em situação de trabalho infantil em um país com grande desigualdade e exclusão social.

 

À tarde, foi a vez das oficinas de educomunicação. Os adolescentes e jovens participaram de oficinas de vídeo de bolso, jornal mural, intervenção artística e histórias em quadrinho.

Créditos das fotos: @sheyden_afroindígena

 

O principal resultado da Oficina Caminhos para Ser criança e Adolescente: Enfrentar o Trabalho Infantil foi a elaboração do plano de ação com propostas para as mobilizações do 12 de Junho de 2020.

É importante destacar que os adolescentes e os jovens participantes da Oficina foram indicados pelos fóruns estaduais e por entidades parceiras da Rede Nacional de Combate ao Trabalho Infantil. O próximo passo será a apresentação dos resultados da oficina nestes espaços e a pactuação de apoio dos fóruns estaduais e das entidades parceiras com as ações propostas.

 

  • FNPETI
  • Fórum Nacional
  • Fóruns Estaduais