Notícias

Campanha "Pule, Brinque e Cuide – Unidos pela Proteção de Crianças e Adolescentes" esteve presente na folia de carnaval em todo o país

A Campanha Nacional de Proteção a Crianças e Adolescentes no Carnaval de 2025, intitulada "Pule, Brinque e Cuide – Unidos pela Proteção de Crianças e Adolescentes", foi adotada em diferentes Estados brasileiros, apoiada por Fóruns Estaduais de Erradicação do Trabalho Infantil, além de entidades membro do FNPETI. A iniciativa contou com o FNPETI, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, a Rede ECPAT Brasil, além de outras organizações membros da Comissão Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes e colegiados envolvidos, amplificando, desse modo, o alcance da campanha por meio da ação colaborativa das instituições envolvidas direta e indiretamente na Campanha.

O principal objetivo foi sensibilizar a sociedade brasileira sobre a importância de proteger crianças e adolescentes durante o período carnavalesco, enfatizando a necessidade de prevenir e combater o trabalho infantil e a violência sexual. Com uma linguagem acessível e inclusiva que podem ser acessadas nas artes disponíveis no site do façabonito.org.br e nos conteúdos publicados no Instagram e Facebook do FNPETI em colaboração com instituições como: o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), UNICEF e Instituto Libertas. 


Principais Resultados e Números da Campanha:

•    Engajamento Nacional: A campanha contou com a adesão de mais de 350 municípios em todas as Regiões do país, demonstrando um compromisso coletivo na proteção de crianças e adolescentes durante o período carnavalesco; 

•    Ações de Sensibilização: Foram distribuídos milhares de materiais informativos, como cartilhas e folhetos, em locais estratégicos, como blocos de rua, escolas de samba e pontos turísticos. Além disso, foram realizadas capacitações para profissionais e voluntários, visando ampliar o alcance das mensagens de proteção;

•    Parcerias Estratégicas: A colaboração entre organizações governamentais e não governamentais fortaleceu a rede de proteção, permitindo a realização de ações integradas e eficazes. A Polícia Rodoviária Federal (PRF), por exemplo, lançou uma campanha nacional de combate à violência contra crianças e adolescentes durante o Carnaval, alinhada aos objetivos da campanha Pule, Brinque e Cuide!

•    Canais de Denúncia: Houve um aumento significativo no uso dos canais de denúncia, como o Disque 100, refletindo um maior envolvimento da população sobre a importância de reportar violações de direitos;

•    Fiscalizações Intensificadas: Foram realizadas operações de fiscalização em diversas regiões, resultando na identificação e interrupção de situações de risco envolvendo crianças e adolescentes.

A campanha também destacou a importância de medidas preventivas, como a vacinação infantil, garantindo um ambiente seguro e saudável para todos durante as festividades que acontecem ao longo do ano.

O FNPETI destaca ainda a articulação e mobilização dos Fóruns Estaduais e as ações implementadas e adaptadas às realidades locais, alcançando com efetividade o público-alvo. Outro destaque foi a ampliação da interlocução entre os fóruns e demais atores na promoção e proteção dos direitos de crianças e adolescentes, fortalecendo a rede de proteção em âmbito local e nacional, o que ampliou o alcance das mensagens de sensibilização.

A campanha "Pule, Brinque e Cuide!", portanto, representou um esforço coletivo para garantir que o Carnaval de 2025 fosse um espaço de alegria e segurança para todas as crianças e adolescentes brasileiros, reafirmando o compromisso contínuo com a proteção integral dos direitos de crianças e adolescentes nos grandes eventos. O FNPETI agradece e parabeniza a toda a Rede Nacional de Combate ao Trabalho Infantil por implementar com sucesso a campanha.
 

  • campanha contra o trabalho infantil
  • Fórum Nacional
  • Fóruns Estaduais