Notícias

Participe do lançamento do Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil

2021 é Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil. O ano foi aprovado durante a Assembleia Geral da ONU, em 2019, por unanimidade. Para marcar o lançamento da data, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Aliança 8.7 realizarão, nesta quinta-feira (21), às 11h (horário de Brasília), um webinar.

Participam do lançamento o diretor geral da OIT, Guy Ryder; a diretora executiva do UNICEF, Henrietta Fore; o prêmio Nobel da Paz por sua contribuição na luta contra o trabalho infantil, Kailash Satyarthi; e o ativista e ex-trabalhador infantil, Amar Lal.

Para participar, faça sua inscrição no site oficial para o Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil.

Haverá tradução para o inglês, o francês e o espanhol.

Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil

O principal propósito do ano é estimular os governos a fazerem o que for necessário para atingir a Meta 8.7  dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU  (ODS).

A Meta 8.7 conclama os Estados membros que tomarem medidas imediatas e eficazes para erradicar o trabalho forçado, acabar com a escravidão moderna e o tráfico de seres humanos e garantir a proibição e eliminação das piores formas de trabalho infantil, incluindo o recrutamento e uso de crianças como soldados, e, até 2025 pôr o fim ao trabalho infantil em todas as suas formas.

De acordo com  a OIT, ao longo do ano, diversos eventos irão aumentar a conscientização sobre o trabalho infantil, violação de direitos que afeta uma em cada 10 crianças em todo o mundo.

Trabalho infantil no Brasil

Entre os anos de 2016 a 2019, o contingente populacional de 5 a 17 anos no trabalho infantil no Brasil caiu de 2,125 milhões para 1,768 milhão, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio Contínua (Pnad Contínua), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A redução de 357 mil crianças e adolescentes em quatro anos reforça a tendência de diminuição do trabalho infantil apontada na série histórica anterior. Contudo, é muito pequena para garantir que a erradicação de todas as formas de trabalho infantil em 2025, compromisso firmado pelo Brasil com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. 

Saiba mais em Redução do trabalho infantil nos últimos quatro anos não garante cumprimento da meta de 2025.

Estatísticas mundiais

A crise da COVID-19 trouxe consigo uma situação de maior pobreza para as pessoas que já se encontravam em situação de vulnerabilidade, podendo reverter anos de avanço no combate ao trabalho infantil. O fechamento de escolas agravou a situação e milhões de crianças trabalham para contribuir com a renda familiar. A pandemia também tornou mulheres, homens e crianças mais vulneráveis à exploração.

O trabalho infantil diminuiu 38% na última década. Nos últimos 20 anos, quase 100 milhões de crianças foram retiradas do trabalho infantil, reduzindo o número de 246 milhões em 2000 para 152 milhões em 2016.

No entanto, o progresso entre as regiões é desigual. Quase metade do trabalho infantil ocorre na África (72 milhões de crianças), seguida pela Ásia e Pacífico (62 milhões). Além disso, 70% das crianças em condição de trabalho infantil trabalham na agricultura, principalmente na agricultura de subsistência e comercial e na criação de gado. Quase metade de todas essas crianças trabalha em ocupações ou situações consideradas perigosas para a saúde e a vida.

Fonte: OIT, com adaptações

  • campanha contra o trabalho infantil
  • Direito da Criança
  • Direito da criança e do adolescente
  • FNPETI
  • Trabalho Infantil