Notícias

Aplicativos de delivery: a nova faceta do trabalho infantil

Wagner Tadeu/Agência Pública
Wagner Tadeu/Agência Pública

A Agência Pública publicou, na quarta-feira (20.10), reportagem investigativa de Bianca Muniz e José Cícero sobre a presença de trabalho infantil nos aplicativos de entrega de delivery. Durante dois meses, os repórteres acompanharam e conversaram com adolescentes entre 14 e 17 anos sobre o cotidiano deles como entregadores de bike.  Veja um trecho:

Enquanto um grupo de entregadores, que utilizam bicicletas com a finalidade de trabalhar para empresas de aplicativos de delivery, conversava no Largo da Batata, região de Pinheiros, Zona Oeste de São Paulo, *Diego dividia a atenção entre o papo e o celular. O diálogo com os colegas de labuta era sobre a redução de chamadas nos últimos dias e o aumento da concorrência nas ruas. A turma, que reunia cerca de oito homens, se desfazia à medida que os pedidos chegavam. Depois de alguns minutos parado, chegou a vez de Diego ir até o estabelecimento para retirar a entrega. Depressa, pegou a mochila térmica – pendurada no galho de uma pequena árvore – , e saiu em disparada até o endereço, cerca de 2 km do restaurante. Em 10 minutos, o entregador havia executado a demanda e estava livre para a próxima solicitação.

Nessa rotina há quatro meses, Diego se mistura a milhares de entregadores que utilizam bicicletas para trabalhar em aplicativos de delivery. No entanto, o que o distingue da maioria dos colegas é a idade: ele tem 14 anos. 

Clique na imagem abaixo e leia a matéria completa.

Fonte: Agência Pública

 

 

 

 

  • Direito à Aprendizagem Profissional
  • Estatuto da Criança e do Adolescente
  • Trabalho Infantil