Notícias

Fetipat participa de debate sobre campanha nacional de combate ao trabalho infantil

As prioridades de atuação do Fórum Nacional de Prevenção Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) foram debatidas nos dias 2 e 3 deste mês, em Brasília, durante a primeira reunião ordinária do colegiado em 2019. O encontro teve a participação da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), com a presença da técnica de referência do PETI em Alagoas, Marluce Pereira, que representou também o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador (FETIPAT/AL).

 

Um dos pontos de pauta foi a campanha de conscientização que marca a passagem do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, em 12 de junho, que terá como tema: “Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar”. O objetivo é que a campanha tenha um caráter global, alinhado com a proposta da Organização Internacional do Trabalho, que comemora este ano 100 anos de existência, e com os 25 anos do FNPETI. O lançamento da campanha acontece no dia 12 de junho, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

 

Na agenda de eventos previstos para 2019, será realizado o Encontro dos Fóruns Estaduais do Nordeste, nos dias 30 e 31 de maio, em São Luiz (MA). Em agosto, Alagoas sedia a 2ª Reunião Ordinária do FNPETI, realizada em Maceió. Participarão as entidades governamentais e não governamentais de todos os estados do Brasil que compõem o Fórum e que atuam na proteção de crianças e adolescentes, e integrantes da rede estadual.

 

“A reunião do FNPETI é um espaço estratégico de mobilização dos Fóruns Estaduais. O enfrentamento ao trabalho infantil no Brasil exige esforço e compromissos intersetoriais em todas as esferas de governo. É de extrema importância manter um diálogo constante com a sociedade para desconstruir os mitos sobre o trabalho precoce”, ressalta a técnica de referência do PETI, Marluce Pereira.

  • FNPETI
  • Fóruns Estaduais