Notícias

Jovens aprendizes iniciam atividades no TRT de Alagoas

A ação de responsabilidade  social está prevista no Termo de Cooperação Técnica firmado no último dia 29 de abril  pelo Regional Trabalhista e o Serviço de Promoção e Bem-estar Comunitário (SOPROBEM), entidade responsável pelo encaminhamento dos aprendizes ao TRT/AL.

As obrigações trabalhistas e previdenciárias decorrentes da contratação ficarão sob a responsabilidade da Usina Sumaúma, empresa que participa do termo de cooperação em cumprimento à cota de aprendizagem imposta pelos artigos 428 a 433 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Os jovens participaram de um curso de prévio acolhimento realizado no auditório do 2º andar do Fórum Pontes de Miranda (Pleninho) no dia 29.04. O treinamento  foi ministrado pelo juiz Alonso Filho, titular da 10ª VT de Maceió e gestor Regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, pela advogada da Usina Sumaúma, Marluce Rodrigues, e pelo auditor-fiscal do trabalho, Leandro Andrade. 

Na oportunidade, o juiz Alonso Filho, que foi um dos idealizadores do termo de cooperação, apresentou o projeto aos aprendizes, esclareceu como se organiza e funciona a Justiça do Trabalho, bem como destacou sua importância, explicando o andamento do processo, desde o momento em que é ajuizado até a sua solução. 

O magistrado observou que o TRT/AL passa a atuar como entidade concedente da experiência prática do aprendiz social. "Essa iniciativa representa um momento histórico para a aprendizagem profissional de Alagoas. Estamos muito felizes pela atenção e pelo compromisso que a presidente do Regional Trabalhista, desembargadora Anne Inojosa, dispensou em relação ao termo de cooperação, garantindo celeridade à contratação desses jovens", ressaltou.

Em seguida, a desembargadora Anne Inojosa reiterou o compromisso do TRT/AL com as ações de responsabilidade social. "Trata-se de uma obrigação do Tribunal para com a sociedade, de uma iniciativa que visa gerar um aprendizado amplo e que vai gerar bons frutos. Ficamos muito contentes em receber todos esses jovens que estão lutando para conquistar seus objetivos", frisou.

A advogada Marluce Rodrigues também salientou a importância da iniciativa. "Quero aqui agradecer à presidente do TRT/AL o compromisso e o empenho de agilizar esse termo de cooperação, que abriu as portas para que esses jovens possam realizar esse período de aprendizagem", observou.  

Reconhecimento - Durante a sessão da 1ª Turma do TRT/AL realizada no último dia 07 de maio, os desembargadores Anne Inojosa, João Leite de Arruda Alencar e Antônio Catão fizeram um destaque especial ao termo de cooperação. Segundo eles, essa iniciativa deve servir de exemplo para que outras empresas possam ofertar essa colaboração social. 

Na ocasião, os desembargadores Anne Inojosa e João Leite de Arruda Alencar, bem como o advogado Alessandro de Medeiros Lemos, enalteceram a participação do juiz Alonso Filho ao destacar que o magistrado teve uma atuação fundamental e proativa ao longo do processo.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A GALERIA DE FOTOS   https://www.flickr.com/photos/trtalagoas/sets/72157680150506228

  • Alagoas
  • Aprendizagem
  • Fóruns Estaduais