Notícias

Encontro debate educação e trabalho infantil no Brasil

O I Encontro Nacional 100 Milhões por 100 Milhões, realizado nos dias 25 e 26 de maio, em Brasília, teve como objetivo promover a troca de experiências entre as redes que atuam pela eliminação do trabalho infantil e pela defesa da educação no país. 

Participaram dos debates professores, estudantes, representantes de movimentos sociais, de instituições internacionais, do sistema de justiça, dos Fóruns Estaduais de Prevenção e Erradicação do Trabalho e dos Comitês Regionais pelo Direito à Educação.

Durante o evento, foi construída uma agenda conjunta de ações de promoção da educação e de combate ao trabalho infantil. Entre elas, estão o fortalecimento da mobilização em torno do dia 12 de junho - Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, estratégias de comunicação e diálogo com a sociedade e a incidência política junto ao Congresso Nacional.

“Esse encontro foi um ponto de partida importante para fortalecer a articulação de duas redes para o exercício do controle social e, especialmente, para a incidência política em defesa do Plano Nacional de Educação (PNE), do Fundeb e contra todos os retrocessos possíveis em relação ao trabalho infantil”, afirmou Isa Oliveira, secretária executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI).

Desafios
Os desafios da sociedade civil na atuação pelo direito à educação e pela prevenção e erradicação do trabalho infantil foi um dos temas de destaque. 

Segundo Daniel Cara, coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, o trabalho infantil ainda é uma demanda de muitas pessoas no Brasil, que o consideram natural, parte da cultura. “Mas é uma cultura que se restringe às pessoas das camadas mais desfavorecidas da população, que têm menos renda ou condições de vida mais precárias”, alertou. 

Para ele, além de combater o trabalho infantil, é importante oferecer uma alternativa a essa população. Essa alternativa passa necessariamente pela educação. “O objetivo da educação na Constituição Federal é o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e para o mundo do trabalho. Preparação para um trabalho digno”, ressalta Daniel Cara. 

100 Milhões
O encontro é parte das ações da plataforma 100 Milhões por 100 Milhões, uma iniciativa global do Nobel da Paz, Kailash Satyarthi, coordenada no Brasil pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, com parceria temática do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI). A iniciativa foi lançada globalmente no “Laureates and Leaders for Children Summit 2016”, em Nova Delhi, na Índia, em dezembro de 2016, com a presença de líderes de todo mundo.

“O principal objetivo dessa iniciativa dos 100 Milhões no país é assegurar que todas as crianças brasileiras e todos os adolescentes estejam numa condição de liberdade, de segurança e com direito à educação assegurado. É um objetivo bastante ousado, mas é exatamente aquilo que é necessário para garantir o desenvolvimento pleno de todas as cidadãs e cidadãos e do país como um todo”, explicou Daniel Cara. 

O Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho, Lélio Bentes, lembrou que a iniciativa, além de desenvolver laços de solidariedade, busca dar voz e repercutir os sentimentos e as ideias da juventude que deseja um mundo melhor para todos. “A união das redes que atuam pela eliminação do trabalho infantil e pela defesa da educação no país vai, com certeza, viabilizar o atingimento desses objetivos. É a partir do empoderamento da juventude que nós alcançaremos o ideal desejado por todos”, defendeu o Corregedor-Geral.

Conheça mais sobre a plataforma 100 Milhões por 100 Milhões: https://100million.org/

 

  • Campanha 100 Milhões por 100 Milhões
  • Educação
  • Trabalho Infantil