Notícias

Campanha de Combate ao Trabalho Infantil no Círio 2019 ganha as ruas nesta sexta-feira

Foto: TRT8
Foto: TRT8

Nesta sexta (11), às 7h, a Campanha "Círio 2019 do TRT8 contra o Trabalho Infantil" ganha as ruas de Belém durante a primeira das romarias da quadra nazarena. As gestoras regionais do Programa de Combate ao Trabalho Infantil do TRT8, desembargadora Zuíla Dutra e juíza Vanilza Malcher, acompanhadas de padrinhos-cidadãos e voluntários, farão o trajeto do Traslado, que sai da Basílica Santuário de Nazaré em direção aos municípios de Ananindeua e Marituba, levando a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré.

No percurso, de 47km, centenas de parceiros, voluntários e padrinhos-cidadãos estarão em diversos pontos da romaria aguardando a passagem da imagem da santa, vestidos com a camiseta da campanha e segurando livros, alguns deles customizados em oficinas realizadas no espaço da comissão no TRT8. Essa primeira romaria terá a participação do ministro do TST Breno Medeiros, vice -coordenador do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho. “Os preparativos para a Campanha do Círio 2019, em prol de crianças e adolescentes, nos reservou grandes e fortes emoções. Na parceria com o ACESSAR/UFRA, que desenvolve o projeto Contando Histórias, pudemos receber em nosso espaço da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil do TRT8 um grupo de pessoas muito especiais que, customizaram capas de livros que vamos levar às ruas de Belém, nas romarias", disse a juíza Vanilza Malcher.

Para a desembargadora Zuila Dutra “esta é mais uma grande oportunidade que a comissão do TRT8 aproveita para mostrar à sociedade os perversos males provocados pelo trabalho infantil, e que exige de cada um de nós somar esforços na sua erradicação”.

Trasladação
Na noite da Trasladação, padrinhos-cidadãos, voluntários, parceiros e simpatizantes da Campanha participam de um pelotão que percorrerá o trajeto da romaria vestindo a camiseta da campanha e pedindo o fim da exploração do trabalho de crianças e adolescentes. A concentração será às 16h30, em frente ao Clube do Remo, na Avenida Nazaré.

Campanha Círio 2019
Este ano a súplica é "Maria, Mãe da Igreja, pelo caminho da educação, guia as crianças e os adolescentes afastando-os da violência e toda forma de exploração!"

A identidade visual da campanha ganha as ruas em 20 mil camisetas e em diversas peças publicitárias (100 faixas , 30 outdoors, 50 mil panfletos e 250 mil ventarolas ). Houve ações no RE X PA e colocação de faixas nas arquibancadas oficiais do Círio e banners em frente ao Banco da Amazônia. 

Este ano, pela primeira vez, a Campanha chegou ao Vaticano e ganhou a bênção e adesão do Papa Francisco, que recebeu, durante o Sínodo dos Bispos da Amazônia, um kit com material da campanha.
 
Programação:
- Dia 11/10, a partir de 7h, durante o traslado Belém-Ananindeua, desde a Basílica Santuário, estaremos nas ruas de Belém em parceria com mais de 100 escolas, paróquias e comunidades.
-Dia 12/10, a partir de 16:30h, estaremos concentrados em frente à sede do Clube do Remo, para sairmos em um grande pelotão durante a Trasladação, todos vestindo a camisa da Campanha e levando faixas de livros, representativos de nosso movimento religioso em prol das crianças e dos adolescentes.
- Dia 13/10- durante o Círio 250 mil ventarolas serão distribuídas por professores e jovens alunos da Escola Salesiana do Trabalho
- Dia 19/10 - às 7h, a Comissão de Combate ao Trabalho Infantil do TRT8, com seus padrinhos-cidadãos e voluntários, estará na Ciclorromaria, que sairá da Praça Santuário.
- Dia 20/10 - participação no "Círio das Crianças", quando também serão distribuídas ventarolas.

Fonte: TRT8

  • campanha contra o trabalho infantil
  • Direito da Criança
  • Direito da criança e do adolescente
  • Fóruns Estaduais
  • Pará