Notícias

FNPETI realiza colóquio sobre os desafios para a eliminação do trabalho infantil

O colóquio tem como objetivo promover uma reflexão sobre o cenário atual no que se refere à (não) garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil na agricultura familiar e no tráfico de drogas.

A atividade está organizada para receber integrantes da Rede Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, representantes dos fóruns estaduais e distrital, entidades da sociedade civil que tratam do tema infância e adolescência. Está organizado para receber integrantes da Rede Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, representantes dos fóruns estaduais e distrital, entidades da sociedade civil que tratam do tema infância e adolescência.

O colóquio terá a participação de especialistas convidados para, a partir de estudos e pesquisas realizados sobre os temas, promoverem uma reflexão acerca dos desafios para se eliminar o trabalho infantil e garantir os direitos humanos de crianças.

Acompanhe ao vivo pelo link: https://www.youtube.com/tvmpt

 

PROGRAMAÇÃO

 

8h – Credenciamento

8h30 – Apresentação

9h – Abertura política

9h40 – Palestra de abertura “A (não) realização dos direitos humanos de crianças e adolescentes no Brasil”. Eduardo Rezende Melo. Juiz de Direito da 1ª Vara Criminal de Crimes contra a Criança e o Adolescente e da Infância e da Juventude da Comarca de São Caetano do Sul. Integrante da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de São Paulo.

10h30 – Intervalo

10h45 – 1º Painel – Trabalho Infantil na Agricultura Familiar. Profª Dra. Soraya Franzoni Conde. Subcoordenadora do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Vice-líder do Núcleo de Estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho/TMT

12h30 – Almoço

14h30 – 2º Painel – Trabalho Infantil no Tráfico de Drogas. Profª. Dra. Maria de Fátima Pereira Alberto. Professora Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social.

17h – Lançamento da publicação dos 25 anos do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil

17h30 – Confraternização

18h - Encerramento

  • Direito da criança e do adolescente
  • FNPETI
  • Fórum Nacional
  • Trabalho Infantil