Notícias

Webinário abordará trabalho infantil e racismo no contexto da pandemia

Webinário integra Campanha deste ano pelo Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil
Webinário integra Campanha deste ano pelo Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil

O Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Justiça do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho (MPT) realizam em 12 de junho, Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, o Webinário  “Covid-19: Agora mais do que nunca, protejam crianças e adolescentes do trabalho infantil". A transmissão será nesta sexta-feira (12), a partir das 17h, no canal oficial do Tribunal Superior do Trabalho (TST) no Youtube.

O evento online, que conta com a parceria do Canal Futura, integra a campanha nacional contra o trabalho infantil e vai debater as relações entre o trabalho infantil e o racismo estrutural no Brasil, além de aspectos históricos, os mitos e os impactos da pandemia da Covid-19 nos casos de exploração infantil.  

A mestra em filosofia política e escritora Djamila Ribeiro é uma das convidadas do evento. Considerada uma das vozes mais atuantes quando o assunto é combate ao preconceito racial e ativismo negro no Brasil, Djamila vai integrar o primeiro painel do evento sobre “Racismo no Brasil, aspectos históricos e mitos do trabalho infantil”. Djamila dividirá o painel com a secretária executiva do FNPETI, Isa Oliveira.

O segundo painel do evento abordará o “Trabalho Infantil no contexto da pandemia da Covid-19” e conta com a participação da coordenadora do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo a Aprendizagem da Justiça do Trabalho, ministra Kátia Arruda e da ex-diretora do escritório da OIT no Brasil e ex-Diretora da Divisão de Desenvolvimento Social da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), Laís Abramo.

Os enfrentamentos dos desafios pós-pandemia serão abordados no terceiro painel do evento pela procuradora do Trabalho, Ana Maria Villa Real, pelo auditor-fiscal do trabalho, Antônio Mendonça e pela líder de projetos do Laboratório de Educação da Fundação Roberto Marinho, Maria Corrêa e Castro.

A mediação dos debates será realizada pela jornalista carioca Flávia Oliveira que atualmente integra a equipe da Globo News, além de ser colunista no jornal O Globo e na rádio CBN.

O público poderá enviar perguntas aos participantes, a serem respondidas ao final de cada painel. 

 

SERVIÇO:

Webinário "Covid-19: Agora mais do que nunca, protejam crianças e adolescentes do trabalho infantil"

Dia: 12 de junho, sexta-feira

Horário: 17h

Onde assistir: canal do TST no Youtube (youtube.com/tst)

 

Contatos das Assessorias:

Assessoria de Comunicação do FNPETI (Cristina Sena)

61 982167862

comunicacao@fnpeti.org.br

Assessoria de Comunicação do MPT (Carolina Villaça)

61 993127541 / 995320690

pgt.ascom@mpt.mp.br

Secretaria de Comunicação do TST (Guilherme Santos)

61 30434907 / 999334783

secom@tst.jus.br

Assessoria de Comunicação da OIT (Denise Santos)

61 21064625

santosd@ilo.org

  • Campanha 12 de Junho
  • campanha contra o trabalho infantil
  • Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil
  • Direito da Criança
  • Direito da criança e do adolescente
  • Estatuto da Criança e do Adolescente
  • FNPETI
  • Fórum Nacional
  • MPT
  • Piores Formas de Trabalho Infantil
  • Trabalho Infantil