Notícias

Começam as mobilizações pelo 12 de Junho, Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil

Começa nesta terça-feira (1º) a Campanha pelo 12 de Junho, Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. Com o tema “Precisamos agir agora para acabar com o trabalho infantil”, a campanha integra as mobilizações do Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil, instituído pela ONU, e chama a atenção para a urgência da adoção de ações imediatas contra o trabalho precoce.

A campanha é coordenada pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), Ministério Público do Trabalho (MPT), Justiça do Trabalho e Organização Internacional do Trabalho (OIT) com participação de Fóruns Estaduais, da Rede Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e organizações parceiras. 

Clique aqui e saiba mais sobre o 12 de junho

Clique aqui e acesse o material de divulgação da Campanha

Clique aqui e acesse a programação nacional

Os materiais gráficos para divulgação nas redes sociais trazem trechos da canção “Sementes”, dos rappers Emicida e Drik Barbosa, composta para a campanha contra o Trabalho Infantil promovida no ano passado. Ilustrações em cores vivas acompanham versos de impacto da canção, como “Se tem muita pressão / Não desenvolve a semente / É a mesma coisa com a gente”. A música Sementes foi regravada pelo rapper Rael e pela cantora Negra Li e será lançada também nesta terça-feira (1⁰ de junho). Já o novo clipe tem previsão de lançamento no início da próxima semana.

Clique aqui e conheça a nova versão da música Sementes

No dia 11 de junho, das 10h às 13h, as instituições, em parceria com veículos de comunicação, artistas e influenciadores(as) brasileiros(as) estarão engajados(as) em uma ação no Twitter, com a hashtag #NãoAoTrabalhoInfantil

Contagem regressiva
O Brasil tem quatro anos para cumprir a meta 8.7 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) de erradicar todas as formas de trabalho infantil em seu território até 2025. Neste período de contagem regressiva, em que os esforços para retirar crianças e adolescentes do trabalho precoce deveriam ser intensificados, há um risco real de aumento do trabalho infantil.

A pandemia da COVID-19 agravou a crise socioeconômica e a desigualdade no país. A falta de políticas públicas de distribuição de renda e proteção às crianças, adolescentes vulneráveis e suas famílias torna o contexto atual ainda mais complexo no que diz respeito à violação de direitos de meninos e meninas. 

Para o FNPETI,  as mobilizações do 12 de junho ganham mais importância nesse cenário, como um chamamento à sociedade brasileira para fortalecer o controle social e exigir do poder público a implementação de políticas públicas e de ações eficazes para combater o trabalho infantil e alcançar a meta 8.7. 

Clique aqui e acesse os dados sobre trabalho infantil no Brasil

  • Campanha 12 de Junho
  • campanha contra o trabalho infantil
  • Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil
  • Direito da Criança
  • Direito da criança e do adolescente
  • Estatuto da Criança e do Adolescente
  • FNPETI
  • Fórum Nacional
  • Fóruns Estaduais
  • MPT
  • Piores Formas de Trabalho Infantil
  • Trabalho Infantil