Notícias

Festividade religiosa terá ações de sensibilização sobre os riscos do trabalho infantil

Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região
Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região

No mês das crianças, iniciativa que visa sensibilizar e mobilizar a população para a importância da educação como uma das estratégias no enfrentamento do trabalho infantil será  realizada  durante o Círio de Nazaré, em Belém, no Pará.

A Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) e o Ministério Público do Trabalho - PRT8  lançaram no início de setembro a campanha "Maria, Mãe e Mestra, desperta nas crianças e nos adolescentes o interesse pelo saber e pela educação transformadora de suas realidades” O Círio de Nazaré acontece durante o mês de outubro  e trata-se de uma  manifestação de fé e devoção à Nossa Senhora de Nazaré em que milhares de pessoas percorrem as ruas da cidade em procissão.

A campanha tem como objetivo principal arrecadar material escolar por meio de doações. Até o momento, mais de 5 mil kits escolares foram recebidos para serem distribuídos em 65 escolas públicas da Região Norte. 

Além do material escolar, as instituições oferecerão durante a campanha uma série de  palestras e debates que visam mobilizar a população acerca dos prejuízos do trabalho infantil.

Trabalho Infantil no Pará

No estado do Pará havia, em 2019, 118.768 crianças e adolescentes de 5 a 17 anos de idade em situação de trabalho infantil. Dado que a população estimada na faixa etária de 5 a 17 anos no estado era de 2.035.299 no mesmo ano, o universo de crianças e adolescentes trabalhadores equivalia a 5,8% do total de crianças e adolescentes do estado, acima da média nacional que era de 4,8% do total. Os dados são do estudo "O trabalho infantil no Brasil: análise dos microdados da PnadC 2019", elaborado pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil - FNPETI.

O FNPETI divulgou ainda o estudo “O Trabalho Infantil Doméstico no Brasil: análises estatísticas”. Segundo o relatório, o Pará é ainda o 3º estado com maior número de casos identificados de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil doméstico (TID) no Brasil em 2019. Foram identificadas 7.972 crianças e adolescentes em situação de TID distribuídas no território paraense, que correspondiam a 9,5% do total de 83.624 casos identificados no Brasil em 2019. Esse quantitativo representava 66,2% do total de 12.029 casos identificados na Região Norte do Brasil no mesmo período. 

 

  • Pará
  • Trabalho Infantil