Confira: Reunimos um compilado das práticas publicadas no âmbito da Série: “Boas Práticas em Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção a Adolescentes no Trabalho

Na Série: “Boas Práticas em Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção a Adolescentes no Trabalho” o FNPETI apresentou as práticas vencedoras na 1ª Mostra de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção a Adolescentes no Trabalho. As experiências exitosas dos Fóruns estaduais foram implementadas em diferentes Estados brasileiros, demonstrando a importância da articulação intersetorial e da mobilização social na defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Confira algumas das iniciativas que estão fazendo a diferença na prevenção e erradicação do trabalho infantil e proteção a adolescentes no trabalho no Brasil. (clique para acessar as publicações, na íntegra, sobre as práticas da Série):
Diagnóstico Situacional sobre Trabalho Infantil no Amazonas
Local: Amazonas
Impacto: Produção de dados epidemiológicos que subsidiam políticas públicas. Revelação da subnotificação e da necessidade de um sistema integrado de informação e capacitação de profissionais para melhor identificação dos casos.
Aprendizagem Profissional Rural – Jovem do Campo
Local: Rio Grande do Sul
Impacto: Redução do trabalho infantil no campo, inserindo jovens na aprendizagem profissional e 80% dos aprendizes permanecem no setor agropecuário, garantindo educação e renda.
Projeto Feira Livre de Trabalho Infantil
Local: Espírito Santo
Impacto: Retirada de 852 crianças e adolescentes do trabalho infantil e inserção de 625 adolescentes na aprendizagem profissional.
XI Marcha Contra o Trabalho Infantil
Local: Pernambuco
Impacto: Sensibilização social e fortalecimento da luta contra o trabalho infantil.
Encontros Macrorregionais sobre a Temática de Enfrentamento ao Trabalho Infantil
Local: Bahia
Impacto: Fortalecimento das ações de combate ao trabalho infantil junto às instituições do sistema de garantia de direitos nos territórios, visando identificar facilidades e dificuldades no enfrentamento do trabalho infantil no estado.
Curso sobre Trabalho Infantil para Profissionais da Educação na Paraíba
Local: Paraíba
Impacto: Capacitação de 796 profissionais da educação para identificar e combater o trabalho infantil.
Comitê de Participação de Adolescentes da Paraíba
Local: Paraíba
Impacto: Protagonismo juvenil na luta contra o trabalho infantil.
Essas experiências destacam a importância de ações integradas, formação de profissionais, mobilização social e protagonismo juvenil no enfrentamento do trabalho infantil. O FNPETI segue apoiando e divulgando essas práticas para garantir uma #InfânciaSemTrabalho para as crianças e adolescentes do Brasil.