Distrito Federal

Fórum de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente

Coordenadora:  Cynthia Elena Ramos 

\r\n\r\n

Email: cy.ramos73@gmail.com

\r\n\r\n

           cynthiaelena@hotmail.com

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

Ponto Focal: Karina Andrade

\r\n\r\n

Email: andradekarina@gmail.com

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

 

Situação do trabalho infantil no Estado 

\r\n\r\n

Na unidade federativa do Distrito Federal havia, em 2019, 20.441 crianças e adolescentes de 5 a 17 anos de idade em situação de trabalho infantil. Dado que a população estimada na faixa etária de 5 a 17 anos no estado era de 534.577 no mesmo ano, o universo de crianças e adolescentes trabalhadores equivalia a 3,8% do total de crianças e adolescentes do estado, abaixo da média nacional que era de 4,8% do total.

\r\n\r\n

Acesse no link abaixo um resumo do estudo "O trabalho infantil no Brasil: análise dos microdados da PnadC 2019", referente ao Distrito Federal.

Características do trabalho infantil nos estabelecimentos agropecuários 

\r\n\r\n

Em 2017, havia no estado do Distrito Federal 330 crianças e adolescentes com menos de 14 anos de idade em situação de trabalho, segundo dados do Censo Agropecuário de 2017. Destas, 176 se encontravam ocupadas em estabelecimentos da agricultura familiar, montante que representava 53,3% do total de crianças e adolescentes nesta condição. Na agricultura não familiar, haviam 154 crianças e adolescentes trabalhadores, ou 46,7% do total observado. 

\r\n\r\n

Acesse abaixo a publicação “O Trabalho Infantil na Agropecuária Brasileira: uma leitura a partir do Censo Agropecuário de 2017”, referente ao Distrito Federal.