Mato Grosso

Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil – FEPETI-MT

Coordenadora 
Rosamaria Carvalho -
Secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social do Estado de Mato Grosso – SETASC/MT

Equipe auxiliar da Coordenação-Executiva do FEPETI/MT
Cristina Sousa Caputi - Secretária-Adjunta de Assistência Social / Coordenadora Estadual do Cadastro Único e PBF / Superintendente de Benefícios, Programas e Projetos Socioassistenciais do SUAS
cristinacaputi@setasc.mt.gov.br 
Simone Garcia Santos - Assistente Social/ Analista de Desenvolvimento Econômico e Social
simonesantos@setasc.mt.gov.br 
Luciana Rodrigues - Coordenadora de Programas Socioassistenciais ACESSUAS/PETI
lucianarodrigues@setasc.mt.gov.br 
Marimar Aparecida Michels -
Técnica do Programa PETI
marimarmichels@setasc.mt.gov.br 
Cláudia Latorraca
acessuascba@gmail.com  
claudia_latorraca@yahoo.com.br

Situação do trabalho infantil no Estado 

Em Mato Grosso havia, em 2019, 47.014 crianças e adolescentes de 5 a 17 anos de idade em situação de trabalho infantil. Dado que a população estimada na faixa etária de 5 a 17 anos no estado era de 662.588 no mesmo ano, o universo de crianças e adolescentes trabalhadores equivalia a 7,1% do total de crianças e adolescentes do estado, acima da média nacional que era de 4,8% do total.

Acesse no link abaixo um resumo do estudo "O trabalho infantil no Brasil: análise dos microdados da PnadC 2019", referente a Mato Grosso.

Características do trabalho infantil nos estabelecimentos agropecuários 

Em 2017, havia no estado de Mato Grosso 24.350 crianças e adolescentes com menos de 14 anos de idade em situação de trabalho, segundo dados do Censo Agropecuário de 2017. Destas, 16.966 se encontravam ocupadas em estabelecimentos da agricultura familiar, montante que representava 69,7% do total de crianças e adolescentes nesta condição. Na agricultura não familiar, haviam 7.384 crianças e adolescentes trabalhadores, ou 30,3% do total observado. 

Acesse abaixo a publicação “O Trabalho Infantil na Agropecuária Brasileira: uma leitura a partir do Censo Agropecuário de 2017”, referente a Mato Grosso.